Situada no lugar do mesmo nome com seu logradouro, injustamente diminuído pela construção de uma casa a nascente, foi pertença dos herdeiros do seu fundador, o Vigário João Gomes, que a construiu em 1757, a nascente da sua casa, a que ficou anexa, sob a invocação de São João da Laje.

História

Registou o evento nas Memórias Paroquiais, 1758, P. 44, de que foi redactor, assim: "E tem mais outra nova (capela) no lugar de Medos, erepta por mim com a vocação de Sam Joam da Lagem que de presente admenistro, e por meu falescimento há de ter administrador della a pessoa chamada na sua Instituição e se festeja o dito Santo no seu dia onde já concorre bastante gente de romaria". Ao zelo deste dedicado sacerdote se deve também o Livro dos Legados e Capellas que, em 1752, copiou de documentos anteriores por se encontrarem em mau estado de conservação.

De referir ainda que aos 2 de Janeiro de 1746, o dito Vigário João Gomes instituiu um Legado Pio a favor da Confraria da Senhora das Neves onde se pode ler: "Aceitação do Legado que fizeram o Juiz e mais officiaes da Confraria de Nossa Senhora das Neves de Barcellinhos do Reverendo Vigário João Gomes ( ... ). Foi dito por elles em nome da dita Confraria estavam ajustados e contratados de comum aprazimento de aceitarem da mão delle Reverendo Vigário hum Legado para a dita Confraria de huma Missa semanaria dita em hum dia de cada semana enquanto o mundo durar ditas no altar da mesma Senhora das Neves rezadas pelo preço de sessenta mil reis em dinheiro de contado com declaração que começarão de se dizer as Missas deste Legado passado o dia de Nossa Senhora das Neves de cinco de Agosto deste presente anno e dahi em diante enquanto o mundo durar por razão de terem tempo de empregar o dinheiro ou polo a juros em parte segura e nesta forma estavam contratados ..." (4).               

No século XX, década de 40, com o alargamento da estrada, a capela foi deslocada para norte cerca de três metros, onde hoje se encontra. Os estragos da mudança, visíveis no granito, são sobretudo evidentes no retábulo do altar agora muito degradado.

Ultimamente, a capela passou para a Fábrica da Igreja Paroquial de Barcelinhos por Escritura Pública lavrada no 2º Cartório Notarial de Barcelos a 16 de Novembro de 1997. Agora, a mesma Entidade a recuperou e abriu de novo ao culto, pois a devoção a São João Baptista é muito querida aos Barcelinenses, a começar pelos moradores do dito lugar de Medros.

A Câmara Municipal ao realizar ali obras de recuperação da via pública, Outubro / Novembro de 2001, recuperou também o adro em lajes de granito e iluminação exterior, trabalho que muito valorizou aquele espaço sagrado.

Descrição

É uma capela estruturada em granito da região, encimada de avantajadas cornijas e pirâmides nos quatro cantos, rematada de cruz na tardoz e na frontaria. Tem no frontispício, gravada na padieira da porta, a inscrição: HANC FECIT JOANI JOANIS GOMES VICARIUS. ANNO. 1757.

Entretanto, a moldura que avança sobre a porta principal e seus frisos permitem pensar numa data anterior a 1750. Diria mesmo séc. XVI, se lá não estivesse gravada a data.

Interiormente, o único altar existente, recuperado em 2003, separado da assembleia por três degraus de granito, está provido de um retábulo quinhentista, meados do século XVII, bastante danificado, cuja talha, em adiantado estado de decomposição, foi necessário substituir em grande parte.

Quando se preparava para receber uma pintura adequada, verificou-se que originariamente fora todo dourado, circunstância que agora respeitamos. Deve ter vindo de uma capela dedicada a Nossa Senhora, tendo em conta a pintura mariana ao centro, que lhe serve de remate.

Os acrescentos laterais, agora eliminados, e a dificuldade de implantação em altura parecem dizer-nos também que o altar veio de outro recinto e sofreu uma adaptação ao espaço desta capela. As imagens de São João, em peanha rocaille, 1757, de Nossa Senhora e São José, toscamente repintadas, deixavam adivinhar algum valor artístico que veio a confirmar-se.

(sem indicação do autor)

Localização

Coordenadas GPS: N 41 31.075' W 008 38.454'  (41.51792, -8.64090)

Temas / Tags

Medros, publicado em por

 


Os Mais Próximos


Igreja Matriz de Santo André
Barcelinhos, Barcelos
(2 km NE)

Capela de Nossa Senhora da Ponte
Barcelinhos, Barcelos
(2 km NE)

Ponte de Barcelos
Barcelos
(2 km NE)

Solar dos Pinheiros
Barcelos
(2 km NE)

Pelourinho de Barcelos
Barcelos
(2 km NE)

São João Batista

Os Mais Vistos


Lapa de Santa Margarida
Portinho da Arrábida, Setúbal

Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho

Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Igreja de S. Simão
Vila Fresca de Azeitão, Setúbal

Castelos


Arco, Torre do Relógio, Arcada
São João da Pesqueira

Castelo
Castelo de Vide

Castelo Medieval
Torres Novas

Estilo Barroco


Igreja e Hospital da Misericórdia

Imóvel de Interesse Público

Outras Devoções a Nossa Senhora


Alminhas
Sabuzedo, Montalegre

Capela Nossa Senhora do Viso
Vale de Sancha, Mirandela

Capela da Senhora da Cabeça
Pereiros, São João da Pesqueira

Capela da Senhora do Aumento
Souto Fiscal, Monção

Palácios

Portos Fluviais


Cais da Régua
Peso da Régua

Cais fluvial da Senhora da Ribeira
Seixo de Ansiães, Carrazeda de Ansiães

Marina e Praia Fluvial
Valada, Cartaxo

O Cais e o Rio Tejo
Vila Velha de Ródão

Século XIX

Torre Sineira


A nossa Igreja
Freches, Trancoso

Antiga Igreja Matriz
Vila Pouca de Aguiar

Antiga Matriz de Alcoentre
Alcoentre, Azambuja

Antigos Paços do Concelho
Castelo Novo, Fundão

Árvores Protegidas


Casa do Povo
Lagarelhos, Vinhais

Jardim Municipal
Paços de Ferreira