Situada no Largo Cinco de Outubro, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Terço, é um edifício do início do século XVIII, sendo considerado como a casa mais decorada de Barcelos, com base nas cimalhas das janelas em forma de conchas e penachos de ramos.

Casa dos Beça Meneses
Fachada da Casa
Beça Meneses

Situada no Largo Cinco de Outubro, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Terço, encontra-se o Solar da Família Beça (ou Bessa) Meneses. Edifício de residência e como tal foi edificado às portas da cidade de Barcelos, estando no limite da considerada zona histórica da localidade.

Deste edifício só consta que a sua cronologia corresponde aos inícios do século XVIII, sendo considerado como a casa mais decorada de Barcelos, com base nas cimalhas das janelas em forma de conchas e penachos de ramos.

De planta retangular, está delimitado por pilastras e pináculos. É formado por dois pisos finalizado, na cobertura, por águas furtadas. No piso térreo é composto, ao centro, pelo portal central em arco abatido e na cimalha deste, ao centro, encontra-se uma concha decorativa. É ladeado por duas janelas lobuladas e, nos extremos do edifício, duas janelas em cada lado em verga reta.

No piso superior, a pertencer à parte nobre da casa, é formado por sete janelas, das quais a central se encontra por cima da porta central e a acompanhar esta, em arco abatido. Está sobreposta a pedra de armas da Familía. As restantes seis são todas em verga reta, com sacadas em guarda de ferro. Todos estes rasgos possuem cimalhas e estão decoradas com penachos de ramos.

Coordenadas GPS: N 41 32.039' W 008 37.196'  (41.53398, -8.61993)

Temas / Tags

Barcelos, publicado em por

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar


Os Mais Próximos

Século XVIII

Os Mais Vistos


Lapa de Santa Margarida
Portinho da Arrábida, Setúbal

Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho

Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Bibliotecas

Fortes e fortalezas


Igreja e Hospital da Misericórdia

Imóvel de Interesse Público

Santa Maria

Santo Estêvão

Século XV


Século XVII