A edificação da Ermida de Santa Clara foi efetuada sobre ruínas da capela trecentista que na altura seria a primitiva Igreja Matriz da localidade. A construção seria atribuída ao Mestre Tomé e primeiro donatário de Vidigueira.

Construção da Ermida

Contudo, a Ermida edificou-se mais tarde, nomeadamente no século XVI, a mando do segundo Conde de Vidigueira D. Francisco da Gama e da sua mulher D. Guiomar de Vilhena. A evocação a Santa Clara não deve ser anterior à construção.

Ermida de Santa Clara
Ermida de Santa Clara
Fachadas oeste e sul
 
Ermida de Santa Clara
Ermida de Santa Clara
Fachadas norte e leste

<

Pormenores decorativos

Uma interessante construção para o tipo de estrutura, em que é coroada por merlões chanfrados em toda a sua planta retangular formada por nave única e capela-mor.

Edifício simples em que o destaque vai para a fachada principal com o portal em arco quebrado. Está ladeado por dois colunelos encimados por capitéis ornamentados com cordões entrelaçados. Este está encimado por uma fresta estreita, rematado pela torre sineira.

Ermida de Santa Clara
Ermida de Santa Clara
Ermida de Santa Clara
Porta e arquivoltas

Coroada por merlões, este pequeno templo religioso segue uma linha de templos quinhentistas alentejanos, nomeadamente o estilo manuelino, de ressonância mudéjar, possuindo contrafortes robustos, pináculos cónicos e volumes escalonados e ameiados.

Classificação

Este templo quinhentista está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 13.184' W 007 48.245'  (38.21973, -7.80408)
Vidigueira, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes