A Igreja Paroquial de Marmelar, dedicada a Santa Brígida, possivelmente do século XVI, é uma igreja simples de uma só nave com a imagem de Santa Brígida no altar-mor.

A Igreja Paroquial de Santa Brígida, possivelmente construída na primeira metade do século XVI, conserva ainda a sua forma original, no estilo manuelino-mudéjar.

A estrutura é reforçada por contrafortes cilíndricos nos cunhais, nos ângulos da capela-mor e a meio das fachadas laterais, adelgaçados na parte superior e sobrepostos por pináculos cónicos truncados. Os pináculos são ligados por fiadas de merlões.

Portal

A fachada seria em tempos antecedida por uma galilé, mas que entretanto foi retirada. Tem neste momento um portal simples de verga reta.

O portal é sobreposto por uma empena triangular muito rebaixada com uma sineira à direita num nicho sobrepujada por uma arquitrave, um pináculo e merlões. Curiosamente, e fora do normal, existe um sino extra lateral à sineira, situado exatamente a meio da empena fixado na ombreira da sineira e num pilar extra à esquerda.

Toda a igreja é exteriormente caiada com exceção das ombreiras do portal.

Interior da Igreja

A igreja é de planta retangular de nave única, com a capela-mor e as dependências adossadas.

O interior é coberto por abóbada de aresta com três tramos longitudinais sobre mísulas e fechos decorados. Um arco de volta perfeita separa a nave da capela-mor que é coberta por abóbada gótica de nervuras, tambem assente em mísulas.

Elementos Decorativos

No altar-mor existe uma imagem da padroeira e nos laterais as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora das Neves.

Nota-se ainda na igreja elementos típicos do estilo manuelino, naturalistas e geométricos.

A pia batismal é uma bacia octogonal, também do século XVI, sobre coluno tosco e anelado. A base quadrada é revestida de palmetas.

Pinturas Caiadas e Recuperadas

Os alçados eram cobertos de pinturas sacras e naturalistas, mas foram caiadas em meados do século XX. Em 2003 as pinturas foram restauradas e recuperadas voltando ao seu aspeto original.

Classificação

Esta igreja está classificada como Monumento de Interesse Público, desde 2012.

Localização

Este ponto está situado na localidade Marmelar, na freguesia Pedrógão.

Coordenadas GPS: N 38 10.312' W 007 39.168'  (38.17187, -7.65280)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Oliveira do Peso

Oliveira do Peso - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SW)
Situada na Herdade do Peso, freguesia de Pedrógão, existe esta oliveira cujos donos pensam ser a oliveira mais antiga de Portugal, com cerca de 3800 anos e que faz parte de um conjunto de 60 árvores.

Capela de Santa Luzia

Capela de Santa Luzia - Visitar Portugal

(Distância: 6 km S)
Pequena capela simples, no interior contém unicamente um altar com uma imagem desta santa. A construção é do século XVI.

Junta de Freguesia de Vera Cruz

Junta de Freguesia de Vera Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 7 km NW)

Jardim Público

Jardim Público - Visitar Portugal

(Distância: 7 km NW)

Capela do Cemitério Velho

Capela do Cemitério Velho - Visitar Portugal

(Distância: 7 km NW)

Igreja de Vera Cruz

Igreja de Vera Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 7 km N)
Igreja de Santa Maria de Marmelar ou Igreja de Santa Brígida, padroeira do antigo concelho de Marmelar, está classificada como Monumento de Interesse Público desde 2012. É uma construção do século XVI.

Ermida de São Lourenço

Ermida de São Lourenço - Visitar Portugal

(Distância: 8 km S)
Uma ermida dedicada a São Lourenço, sobre a qual não há qualquer informação. Situa-se na margem direita do rio Guadiana.

Dólmenes na Herdade de Corte Serrão

Dólmenes na Herdade de Corte Serrão - Visitar Portugal

(Distância: 8 km E)
Situadas a poucos metros uma da outra, a Anta Grande de Corte Serrão e a Anta Pequena foram descobertas e estudadas pela primeira vez por José Fragoso de Lima em 1944.

Vista do Depósito da Água

Vista do Depósito da Água - Visitar Portugal

(Distância: 9 km NW)
Vista sobre Alcaria do miradouro (junto ao depósito da água), sobre a vastidão das planícies alentejanas.

gif