A Igreja Paroquial de Marmelar, dedicada a Santa Brígida, possivelmente do século XVI, é uma igreja simples de uma só nave com as imagens de Nossa Senhora das Neves e de Nossa Senhora do Rosário em dois altares laterais e Santa Brígida no altar-mor.

Construção e Estrutura

A Igreja Paroquial de Santa Brígida, possivelmente construída na primeira metade do século XVI, conserva ainda a sua forma original, no estilo manuelino-mudéjar.

A estrutura é reforçada por contrafortes cilíndricos nos cunhais, nos ângulos da capela-mor e a meio das fachadas laterais, adelgaçados na parte superior e sobrepostos por pináculos cónicos truncados. Os pináculos são ligados por fiadas de merlões.

Portal

A fachada seria em tempos antecedida por uma galilé, mas que entretanto foi retirada. Tem neste momento um portal simples de verga reta.

O portal é sobreposto por uma empena triangular muito rebaixada com uma sineira à direita num nicho sobrepujada por uma arquitrave, um pináculo e merlões. Curiosamente, e fora do normal, existe um sino extra lateral à sineira, situado exatamente a meio da empena fixado na ombreira da sineira e num pilar extra à esquerda.

Toda a igreja é exteriormente caiada com exceção das ombreiras do portal.

Interior da Igreja

A igreja é de planta retangular de nave única, com a capela-mor e as dependências adossadas.

O interior é coberto por abóbada de aresta com três tramos longitudinais sobre mísulas e fechos decorados. Um arco de volta perfeita separa a nave da capela-mor que é coberta por abóbada gótica de nervuras, tambem assente em mísulas.

Elementos Decorativos

No altar-mor existe uma imagem da padroeira e nos laterais as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora das Neves.

Nota-se ainda na igreja elementos típicos do estilo manuelino, naturalistas e geométricos.

A pia batismal é uma bacia octogonal, também do século XVI, sobre coluno tosco e anelado. A base quadrada é revestida de palmetas.

Pinturas Caiadas e Recuperadas

Os alçados eram cobertos de pinturas sacras e naturalistas, mas foram caiadas em meados do século XX. Em 2003 as pinturas foram restauradas e recuperadas voltando ao seu aspeto original.

Classificação

Esta igreja está classificada como Monumento de Interesse Público, desde 2012.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 10.312' W 007 39.168'  (38.17187, -7.65280)

Referências

Marmelar, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes