A Mina de São Domingos é uma aldeia que pertence à freguesia de Corte do Pinto, concelho de Mértola.

Exploração

Mina - Lagoa Ácida
Lagoa Ácida
Mina - Placa Informativa
Placa Informativa
Mina - Ruinas
Ruínas
Mina - Ruinas
Ruínas

Fazendo parte da Faixa Piritosa Ibérica, foi uma fonte importante de metais tais como cobre, zinco, chumbo, prata, ouro, ferro, enxofre e outros.

Foi explorada durante vários séculos do primeiro milénio antes de Cristo, nos períodos da dominação romana e islâmica e ainda entre 1854 e 1966, em que foi alvo de uma extração intensiva de minério.

A exploração foi efetuada pela empresa britânica Mason & Barry, tendo extraído mais de 20 milhões de toneladas de minério. Foi a causa do grande desenvolvimento local, tendo sido a maior exploração mineira portuguesa até à década de 1930. Ali trabalhavam constantemente perto de 1000 trabalhadores.

Aldeia

Mina - Rua da Aldeia
Rua e Igreja
Mina - Casas da Aldeia
Casas da Aldeia
Mina - Igreja
Igreja

Dado o elevado número de trabalhadores, foi construída uma aldeia onde havia habitação para uma grande parte, incluindo escolas e todo o tipo de comércio, a igreja e o cemitério, teatro, clube recreativo e campo de jogos.

Atualmente está reduzido a um local turístico com uma população muito reduzida, onde se pode percorrer uma parte do complexo e ver ou imaginar como seria enquanto estava ativo.

Caminho de Ferro

Mina - Caminho de Ferro
Placa Informativa
Mina - Caminho de Ferro
Caminho de Ferro

Para o escoamento do minério foi construída uma das primeiras linhas férreas de Portugal, ligando a Mina a Pomarão e daí ao rio Guadiana. Foi ali também criada a primeira central elétrica do Alentejo.

Os elementos do caminho de ferro representado nestas fotos estão situados a cerca de 6 quilómetros a sul da Mina de São Domingos e a 500 metros a oeste da localidade Santana de Cambas, nas coordenadas N 37° 37.378' W 007° 31.977'.

Classificação

Como recordação dos tempos áureos que aquela região teve, o complexo foi considerado como Conjunto de Interesse Público, em 2013.

Mina de São Domingos, publicado em por

Aldeias Mineiras


A Mina de São Domingos
Mina de São Domingos, Mértola

Os Mais Vistos


Lapa de Santa Margarida
Portinho da Arrábida, Setúbal

Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho

Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Coretos

Estilo Maneirista

Imóvel de Interesse Público


Jardins e Parques Verdes

São Pedro

Sé Catedral

Século XIX

Torre Sineira


A nossa Igreja
Freches, Trancoso

Antiga Igreja Matriz
Vila Pouca de Aguiar

Antiga Matriz de Alcoentre
Alcoentre, Azambuja

Recentes