Igualmente conhecida como Ponte de Mértola ou Ponte Velha sobre o Guadiana, é na verdade uma estrutura cheia de indefinições.

Origem e descrição

Torre do Rio ou da Couraça
Torre do Rio ou da Couraça

Igualmente conhecida como Ponte de Mértola ou Ponte Velha sobre o Guadiana, é na verdade uma estrutura cheia de indefinições, não se sabendo ainda todo o seu sentido de existência. Talvez a sua proximidade da água faça confundir os mais entendidos.

Tudo parece indicar e segundo testemunhos documentais, como no referido foral de 1254, no desenho de D. Duarte de Armas, que se trata uma ponte, referindo-se aos pegões da ponte iniciados no tempo dos mouros, crendo-se que tenha sido confundida com semelhante estrutura.

Ao mesmo tempo é recentemente interpretado como uma estrutura defensiva, protegendo as embarcações e funcionando também como couraça, permitindo o acesso ao rio para abastecimento de água à cidade.

Quanto à data, também causa dúvidas, mas com uma forte indicação de que poderá pertencer ao séc. II, até mesmo mais antiga. Tal julgamento foi feito através de estruturas similares, em que arquitetonicamente se conjuga no mesmo quadro histórico-geográfico.

Classificação

Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 37 38.147' W 007 39.866'  (37.63578, -7.66443)

 

Temas / Tags

Mértola, publicado em por