Igreja Matriz
Igreja Matriz
Igreja Matriz

Situada num dos limites da freguesia de Santa Clara de Louredo, à qual a instituição religiosa que a representa deu o nome, atualmente está posicionada num espaço envolvente de outros edifícios que a descaraterizam. Descaraterizada está a própria igreja com a sobreposição de estilos. Basicamente a sua estrutura remonta a um gótico tardio do início do século XVI, uma caraterística da região alentejana. Viria a sofrer uma campanha de obras no século XVIII, tendo atuado principalmente na capela-mor, na fachada principal e galilé.

Desenvolve-se numa planta longitudinal, é formada por uma nave e capela-mor e a fachada principal tem um perfil triangular com remates ondulados e ladeados por pináculos que coroam os cunhais, possuindo ao centro desta uma sineira um pouco desproporcionada e rematada por pináculos. O portal principal é rasgado em moldura reta, ladeado por duas janelas quadradas com gradeamentos, também em moldura reta. Está encimado por um nicho com a imagem de Santa Clara de caráter popular.

Igreja Matriz - entrada
Igreja Matriz - campa
Igreja Matriz - campa
Igreja Matriz - campa

A entrada é antecedida por uma galilé na qual se destaca três lápides sepulcrais marmoreadas que se encontram no pavimento, sendo uma delas de Inocêncio Castanheda, Cavaleiro da Ordem de Cristo, datada de 1822, e as outras duas possivelmente poderão corresponder a outros Cavaleiros, ou então a alguém pertencente à Família do Cavaleiro.

Este templo está classificado de Interesse Público

Coordenadas GPS: N 37 58.375' W 007 52.257'  (37.97292, -7.87095)
Santa Clara de Louredo, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Os Mais Próximos

Estilo Gótico


Igreja Matriz de Algodres
Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo

Igreja Matriz

Imóvel de Interesse Público

Santa Clara de Assis

Torre Sineira

Os Mais Vistos

Conventos e Mosteiros

Fontes


Alminhas
Sabuzedo, Montalegre

Chafariz D. João V
Alpedrinha, Fundão

Palácios


Século XIX

Século XVII


A Igreja Matriz, a Albergaria
Arrifana, Vila Nova de Poiares

Século XVIII

Recentes