O Cruzeiro de Roge está situado no adro da igreja matriz, destacando-se desta. Está datado também do século XVIII e de uma arquitetura religiosa barroca.

História do Cruzeiro

Cruzeiro de Roge
Cruzeiro de Roge

O Cruzeiro de Roge está implantado no adro da Igreja Matriz de São Salvador, comungando com a mesma linguagem barroca que carateriza a fachada do templo.

É datado de 1762, segundo as indicações em dois ferros pertencente à estrutura interna do monumento, vistas aquando da recuperação do cruzeiro e consequentemente da cruz. Modelo muito comum e usado no norte do País, simboliza uma das mais importantes vivências religiosas setecentistas.

Composição

O cruzeiro conjuga motivos vegetalistas com figuras de atlantes e também outros símbolos cristãos, como a cruz bem visível no topo desta estrutura.

Ergue-se sobre um soco de graus octogonais, sobre os quais assenta um soco paralepipédico com molduras onde se inscrevem motivos antropomórficos e vegetalistas. Daqui ergue-se a coluna cujo fuste exibe enrolamentos de aves, na parte inferior, sendo o restante composto por losangos dispostas em linhas helicoidais cruzadas. É rematada por um capitel coríntio, terminando com uma cruz assente numa esfera.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 51.177' W 008 21.378'  (40.85295, -8.35630)
Rôge, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes