O monumental edifício dos Paços do Concelho situa-se, como não podia deixar de ser, no centro histórico de Ovar e com a fachada principal orientada para a não menos conhecida Praça da República.

História

Câmara Municipal
Edifício da
Câmara Municipal

Majestoso edifício de fachada simétrico de dois pisos, com o brasão da cidade de Ovar ao centro e bem visível.

Edifício dos finais do século XIX, pode ter servido de residência de alguém com posses ou até mesmo de relevo na cidade de Ovar. Contudo a edificação foi feita para receber os Paços do Concelho, uma vez que ao centro deste se situa as armas de Ovar.

Descrição

Edifício retangular de dois pisos e três panos, constituídos pelo pano central mais recuado que os dois laterais, sendo a fachada central do pano mais recuado para possibilitar a entrada principal.

A porta principal é formada por três arcos em volta perfeita encimada por três janelas correspondentes, também em volta perfeita, guardadas por uma pequena sacada toda em pedra. A coroar, é finalizada por um frontão curvo interrompido pelas as armas de Ovar e terminado por um frontão triangular.

Os restantes rasgos são constituídos por seis janelas de cada lado, sendo três em cada piso. Todos os rasgos são em verga reta.

Os dois panos laterais formam-se em seis janelas em cada pano, sendo três no piso inferior e outras três no superior. Todas elas com rasgos de verga reta, sendo as do piso superior com guardas de ferro e sobrepujadas de um frontão triangular.

Localização

O edifício da Câmara Municipal situa-se no centro da cidade, na Praça da República, no início da Rua Elias Garcia.

Coordenadas GPS: N 40 51.555' W 008 37.510'  (40.85925, -8.62517)

Temas / Tags

Ovar, publicado em por