A Igreja Matriz de Ovar, dedicada a São Cristóvão, situa-se numa pequena elevação à entrada da cidade, havendo acesso ao templo por uma escadaria.

História

Igreja Matriz de Ovar
Igreja Matriz
Igreja Matriz de Ovar
Lateral norte

Esta igreja segue a tradição da zona nos templos religiosos, com revestimento azulejar azul e branco.

A edificação da igreja teve o seu início no ano de 1665, com a abertura ao culto no ano de 1679, tendo alterações nos séculos posteriores. No final do século XVIII deu-se a finalização da capela-mor, vindo a ser realizadas novas adaptações no século XIX.

Descrição

Igreja Matriz de Ovar
Fachada frontal

Apresenta-se longitudinalmente, de planta retangular, formada por nave e capela-mor com duas torres sineiras nas laterais.

Na parte central, o portal é rasgado em arco abatido, sobrepujado de um entablamento e de um frontão curvo. É encimado por um nicho com uma imagem do São Cristóvão, sendo esta ladeada por duas janelas de moldura reta.

Segue-se um corpo intermédio com um óculo aberto e ladeado por duas pequenas janelas. A coroar este pano central, é finalizado por um frontão contracurvado com dois pináculos nas laterais e uma cruz latina. No centro do frontão existe um óculo. Lateralmente estão as torres sineiras, com coberturas em bolbos.

Localização

Próximo do centro da cidade, a Igreja Matriz situa-se na Avenida do Bom Reitor, junto do Mercado Municipal.

Coordenadas GPS: N 40 51.679' W 008 37.276'  (40.86132, -8.62127)
Ovar, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes