A capela de Santo António é um templo maneirista dos finais do século XVII, tendo uma reedificação no século seguinte e outra no século XX.

História

Capela de Santo António
Capela e envolvente

A Capela de Santo António está situada num dos extremos da Praça da República, com a fachada principal orientada para esta.

Esta capela é um templo maneirista dos finais do século XVII, tendo sofrido no século seguinte uma reedificação, da qual ficou só com uma torre sineira.

No século XX teve novas alterações, com a inclusão dos azulejos na fachada, conferindo-lhe a atual configuração.

Descrição

Capela de Santo António
Lado leste
Capela de Santo António
Lado oeste

De planta retangular, constituída por nave e capela-mor, está adossada ao lado esquerdo a torre sineira.

A fachada de frontão triangular segue uma linha dos templos religiosos da região, forrada a azulejos azuis e brancos. O seu rasgo maior é formado pelo portal de moldura reta ladeado por duas colunas, sobrepujado de um entablamento.

É coroado por um grande nicho com a imagem do Santo António, ladeado por dois pináculos. O nicho termina em frontão triangular interrompido por uma cruz.

O portal é ladeado por duas grandes janelas também retangulares, e o nicho é ladeado também por duas janelas retangulares e um frontão triangular. Separada por um friso, segue-lhe o frontão triangular, no qual ao centro se situa um relógio, ladeado por pináculos piramidais com uma bola a coroar.

A torre sineira é coroada por uma cobertura piramidal ladeada por pináculos nos cantos.

Localização

A capela situa-se no centro da cidade, no extremo sul da Praça da República.

Coordenadas GPS: N 40 51.527' W 008 37.521'  (40.85878, -8.62535)

Temas / Tags

Ovar, publicado em por