Igreja de Santo André, Esgueira
Igreja de Santo André, Esgueira
A Igreja de Santo André faz parte de uma localidade importante na época medieval, tendo-se tornando num centro importante económico devido ao acesso privilegiado ao mar.

História

Igreja Matriz de Esgueira
Igreja Matriz de Esgueira

Igreja de Santo André, mais conhecida como Igreja Matriz de Esgueira, é um dos elementos que fazem parte da história de Esgueira.

Inicialmente a igreja estava situada no perímetro urbano da vila. Contudo esta situação e a eventual ruína do templo que este incorria conduziram à transferência para o interior da vila.

No início do século XVII, mais concretamente no ano de 1607, o Rei Filipe II autorizou a inicializarem as obras que vagarosamente terminaram no ano de 1650, data esta patente em inscrição na porta principal, que deverá corresponder à conclusão da fase inicial da edificação da Igreja.

Descrição

Igreja Matriz de Esgueira, interior
Igreja Matriz de Esgueira, azulejos
Igreja Matriz de Esgueira, batistério
Igreja Matriz de Esgueira, orago

A fachada, de linhas simples, apresenta um nicho maneirista sobre o portal, onde exibe a imagem do orago do templo. Já no século XIX, este templo sofreu várias intervenções, inclusivamente o revestimento cerâmico da fachada da igreja e da torre sineira.

No seu interior apresenta um revestimento azulejar de diversas épocas e padrões no contexto da azulejaria do século XVII. As capelas são definidas por arcos de volta perfeita em cantaria, de desenho semelhante ao do arco triunfal.

Classificação

Este Monumento está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Esgueira, na freguesia Esgueira.

Coordenadas GPS: N 40 38.870' W 008 37.615'  (40.64783, -8.62692)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 112 m NW)
Mantendo toda a sua originalidade, desde a segunda metade do século XVIII, veio a sofrer várias intervenções e a conhecer várias situações de ocupação.

Pelourinho de Esgueira

Pelourinho de Esgueira - Visitar Portugal

(Distância: 118 m NW)
Pelourinho de Esgueira, símbolo de autonomia e autoridade municipal, crê-se que o atual, datado do século XVIII, veio substituir um outro mais antigo.

Edifício da Estação de Comboios

Edifício da Estação de Comboios - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Este edifício é referenciado pelo revestimento de um grande número de painéis de azulejos da Fábrica de Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais.

Capela do Senhor das Barrocas

Capela do Senhor das Barrocas - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Esta capela é uma edificação da primeira metade do século XVIII, com lançamento da primeira pedra em 1722. Passado dez anos dá-se a trasladação do crucifixo para a nova capela, realizando-se a bênção e inauguração. Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1959.

Fonte das Barrocas

Fonte das Barrocas - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Conhecida como Fonte das Barrocas, por estar situada na base da capela com o mesmo nome, há no fontanário uma inscrição da edificação de 1868 e que mais tarde seria retificada em 1897. Ao lado da fonte situa-se o lavadouro público.

Tanque Comunitário das Barrocas

Tanque Comunitário das Barrocas - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Um simples tanque comunitário que, tal como muitos outros, faz ou fez parte da vida quotidiana das pessoas desta zona da cidade. É um espaço com uma simples cobertura para dois tanques retangulares, obtendo como habitual a água que provém da fonte.

Fonte da Mina ou das Conchas

Fonte da Mina ou das Conchas - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Uma fonte situada no limite norte de Esgueira e de Aveiro, junto da A25, deve o seu nome a estar situada junto da entrada para uma mina.

Passadiços do Cais da Ribeira de Esgueira

Passadiços do Cais da Ribeira de Esgueira - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Neste local foi construído um passadiço, uma via ecológica para passeio a pé ou de bicicleta, que percorre uma Zona de Proteção Especial.

Capela de Nossa Senhora da Alegria

Capela de Nossa Senhora da Alegria - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
A Capela de Nossa Senhora da Alegria é uma construção dos séculos XVI e XVII, correspondendo ao manuelino, do qual ainda se conserva o arco ogival do transepto. No século XVII surge o retábulo-mor, o púlpito e a azulejaria de fabrico lisbonense, e no século XVIII finalizam os retábulos colaterais e teto de madeira.

Antiga Fábrica Jeronymo Pereira Campos

Antiga Fábrica Jeronymo Pereira Campos - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
A Antiga Fábrica de Cerâmica Jeronymo Pereira Campos foi fundada em 1896. Ali se fabricava os tijolos e as telhas do tipo marselhesa, sendo a única fábrica deste material entre Porto e Pampilhosa.

gif