Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo
Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo, julho de 2022
Igreja do Carmo ou de São João Batista, construída no século XVII em estilo maneirista, pertencia ao antigo Convento das Carmelitas Descalças. Atualmente do complexo conventual só resta a igreja que está classificada como Imóvel de Interesse Público.

História

Igreja do Convento do Carmo - Entrada
Entrada da Igreja
Igreja do Convento do Carmo - Fachada Principal
Fachada Principal

Atualmente do complexo Conventual só resta a igreja, que teve o seu início de construção no ano de 1628 com o lançamento da primeira pedra. Coincidiu com a conclusão do Convento das Carmelitas Descalças, que teve a sua fundação em 1613 e a finalização dos anexos conventuais em 1620.

Quinze anos foi o tempo para finalizar as obras do templo, sendo que só no início do século XVIII se dá a construção de três retábulos, sendo dois colaterais e o mor, e o douramento de um altar lateral junto ao púlpito.

É no século XIX que desaparecem os anexos seiscentistas, no século XX dá-se a reforma do pátio exterior e a colocação de três painéis de azulejos neste mesmo pátio com temas de São João da Cruz.

Descrição

Igreja do Convento do Carmo - Nave, capela-mor
Nave, capela-mor
Igreja do Convento do Carmo - Nave, coro alto
Nave, coro alto

Situada na rua da qual empresta o nome, é antecedida por um adro muralhado com portada central e de coroamento semi-circular. De planta em cruz latina, é formada por nave única e capela-mor pouco profunda.

A fachada principal com remate em frontão triangular forma-se em três panos, estando os laterais unidos ao central por pilastras nos cunhais. Apresenta uma composição de quatro registos, com o primeiro piso a anteceder uma nartéx com uma entrada de arcaria tripartida de volta perfeita, sendo o central é a maior.

O segundo piso é formado por um nicho ladeado por aletas e que alberga a imagem da Nossa Senhora do Carmo, com remate de um frontão semi-curvo. O terceiro piso é formado por um janelão retangular ladeado por emblemática heráldica. O quarto é o frontão triangular, abrindo-se ao centro um óculo curvo.

Interior

Igreja do Convento do Carmo - Capela lateral
Capela lateral
direita
Igreja do Convento do Carmo - Capela lateral
Capela lateral
direita
Igreja do Convento do Carmo - Altar lateral
Altar lateral
esquerdo
Igreja do Convento do Carmo - Capela lateral
Capela lateral
esquerda

A simplicidade do interior apresenta-se com o coro-alto sobre um arco abatido, três capelas laterais, duas à direita e uma à esquerda, com uma delas a permitir o acesso ao púlpito, e a capela-mor. À esquerda, entre a capela lateral e a capela-mor existe um retábulo lateral.

Classificação

É Imóvel de interesse Público desde 1963.

Localização

Este ponto está situado na localidade Aveiro, na freguesia Glória e Vera Cruz.

Coordenadas GPS: N 40 38.688' W 008 38.887'  (40.64480, -8.64812)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Palacete de Jaime Magalhães Lima

Palacete de Jaime Magalhães Lima - Visitar Portugal

(Distância: 42 m E)
Um belíssimo exemplar de residência apalaçada, uma construção dos meados do século XIX, que se encontra na Rua do Carmo, cuja edificação se deve ao pai do ilustre aveirense e escritor Jaime Magalhães Lima. A fachada principal é forrada a azulejos azuis de relevo.

Capela de Nossa Senhora das Febres

Capela de Nossa Senhora das Febres - Visitar Portugal

(Distância: 333 m NW)
A Capela da Nossa Senhora das Febres, antiga Capela de São Roque, pode ter sido edificada no final do século XVI.

Junta da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz

Junta da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 348 m SW)
Glória, a sul da ria, tem uma história de pouco mais de cento e setenta anos iniciada pela revisão da administração judicial, política e civil acontecida em 1835. Vera Cruz, a norte, entra na história no século X, no testamento de D. Mumadona Dias ao doar estas terras ao Convento de Guimarães.

Palheiros

Palheiros - Visitar Portugal

(Distância: 354 m NW)
Palheiros é o nome mais apropriado para denominar este conjunto de edifícios que se mostram em todo o correr da rua, com a função inicial de guardar o material ligado a pesca. Diferenciando com os da Costa Nova que atualmente constituem habitações, os de Aveiro tornaram-se em restaurantes e outros serviços.

Mercado Manuel Firmino

Mercado Manuel Firmino - Visitar Portugal

(Distância: 364 m S)
Um mercado no centro da cidade, ali se pode comprar todo o tipo de produtos alimentares, conforme é habitual neste tipo de espaços.

Capela de São Bartolomeu

Capela de São Bartolomeu - Visitar Portugal

(Distância: 393 m W)
Uma arquitetura que corresponde à segunda metade do século XVI, época que marca as plantas circulares das capelas, semelhante a outras que existem neste mesmo distrito. De planta circular e por isso centralizada, esta capela abre no dia de São Bartolomeu, em 24 de agosto.

Ria de Aveiro

Ria de Aveiro - Visitar Portugal

(Distância: 432 m S)
Conhecida como Veneza Portuguesa, a cidade de Aveiro é atravessada pelo rio Vouga que toma conta da parte central desta mesma cidade.

Capela de Nossa Senhora da Alegria

Capela de Nossa Senhora da Alegria - Visitar Portugal

(Distância: 455 m NE)
A Capela de Nossa Senhora da Alegria é uma construção dos séculos XVI e XVII, correspondendo ao manuelino, do qual ainda se conserva o arco ogival do transepto. No século XVII surge o retábulo-mor, o púlpito e a azulejaria de fabrico lisbonense, e no século XVIII finalizam os retábulos colaterais e teto de madeira.

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação - Visitar Portugal

(Distância: 466 m SW)
A Igreja Paroquial de Vera Cruz, ou Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, tem uma edificação que lhe é atribuída aos séculos XVII e XVIII, no local onde existira uma capela dedicada a S. Gonçalo. Ao longo do século XVII desenvolvem-se diversas obras de construção e melhoramentos.

Antiga Capitania do Porto de Aveiro

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Visitar Portugal

(Distância: 541 m SW)
Um dos mais importantes edifícios da cidade, construído com os arcos sobre estacas a que se deve o nome, a Casa dos Arcos. Era no momento um moinho de maré. No princípio do século passado o edifício foi aumentado e ampliado de um segundo piso, para na altura se transformar numa escola de Desenho Industrial.

gif