Casas Típicas em Xisto
Casas Típicas em Xisto
Estas casas estão recuperadas, tal como a rua que é a rua principal da aldeia com o seu final no pequeno Largo da Igreja. Esta recuperação deve-se à construção dos Passadiços do Paiva, que têm ali um dos seus extremos.
Casas em xisto

Estas casas estão recuperadas, tal como a rua que é a principal da aldeia com o seu final no pequeno Largo da Igreja.

Apesar da sua posição geográfica, já se começam a mostrar indícios de uma aldeia em recuperação. Este facto deve-se aos Passadiços do Paiva, que fizeram desta aldeia um dos pontos extremos para início ou término do percurso dos passadiços.

Localização

Este ponto está situado na localidade Espiunca, na freguesia Canelas e Espiunca.

Coordenadas GPS: N 40 59.546' W 008 12.890'  (40.99243, -8.21483)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz de Espiunca

Igreja Matriz de Espiunca - Visitar Portugal

(Distância: 73 m SW)
A Igreja Matriz de Espiunca ou de São Martinho foi edificada em 1794, mas cedo sofreu obras de restauração no ano de 1809. Em 1945 o então padre da paróquia construiu uma nova. Destaca-se a entrada antecedida por uma escadaria e a torre sineira adossada a norte.

Rio Paiva

Rio Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 187 m NE)
Este rio, que nasce na Serra da Nave, pertencente ao concelho da Moimenta da Beira, tem um comprimento de 111 Km e vai desaguar no Rio Douro, em Castelo de Paiva.

Igreja Matriz de São Miguel de Canelas

Igreja Matriz de São Miguel de Canelas - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Uma igreja dedicada a São Miguel com referências nos séculos XV a XVIII, destaca-se a grande torre sineira terminada em pirâmide quadrangular e o portal em moldura retangular encimado por um óculo circular com as cruzes no vértice e extremos da empena triangular.

Junta de Freguesia de Canelas

Junta de Freguesia de Canelas - Visitar Portugal

(Distância: 3 km S)
Uma freguesia que atualmente faz parte da União de Freguesias de Canelas e Espiunca, conta no seu território com vestígios arqueológicos, como as maiores trilobites do mundo datadas de há 490 milhões de anos, e com vestígios de ocupação romana.

Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca

Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Foi inaugurada em 29 de abril de 2021, na zona das Cascatas das Aguieiras, a maior ponte pedonal do mundo, com uma extensão de 516 metros.

Igreja Matriz de Bairros

Igreja Matriz de Bairros - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NW)
A igreja paroquial de Bairros é de arquitetura barroca de planta longitudinal composta por nave e capela-mor. Tem ainda anexada a sacristia e a torre sineira quadrada de grande dimensão. Está situada num ponto elevado com vista esplêndida para o rio Paiva.

Igreja Matriz de Alvarenga

Igreja Matriz de Alvarenga - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Está datada a sua remodelação no século XVIII mas crê-se, e com a capela-mor a testemunhar esse facto, que este templo pertença ao século XI, sob o estilo gótico, com modificações nos séculos seguintes. Salienta-se a torre sineira quadrada terminada em coruchéu piramidal.

Igreja de Santa Marinha de Real

Igreja de Santa Marinha de Real - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NW)
Edificada em 1737, também conhecida por Santa Marinha e considerada como a mais antiga do concelho, esta igreja é de um grande valor interior como exterior. A fachada é aberta pelo portal decorado e é antecedida por uma grande escadaria. Destaca-se a grande torre sineira.

Garganta do Paiva

Garganta do Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Na estrada entre Alvarenga e Canelas, a garganta do Paiva é algo em que a natureza se formou, neste segmento do rio Paiva onde o leito se torna mais estreito, não se limitando no entanto a esta garganta, mas num vasto perímetro entre Castelo de Paiva e Arouca.

Ponte Sobre o Rio Paiva

Ponte Sobre o Rio Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Esta ponte é conhecida como a Ponte de Alvarenga ou Ponte de Canelas por unir estas duas freguesias de Arouca. Começou a ser edificada em 1770 e foi terminada em 1791.

gif