
História
Consta que em 1570 já existia a povoação com o nome de Louriçal. No terreno desta região abundam os pinhais e os olivais, a actividade económica mais importante é a agricultura e a criação de gado ovino, caprino e suíno.
É nesta povoação que existe a Penha do Vieiro, que constitui um miradouro natural de rara beleza sobre o vale do Mondego, daqui podemos avistar um outro local, o Crasto do Vieiro onde viveram populações celtizadas e da qual restam alguns (poucos) vestígios de duas linhas de muralha.
Pontos de Interesse
No Centro da povoação ergue-se a capela de S. Cosme, o santo padroeiro. Este santo a seu tempo exercia medicina veterinária e ainda hoje é considerado o protector dos animais, especialmente dos suínos, motivo esse que fazia com que as ofertas de línguas, orelheiras, chouriças e presuntos pela altura das matanças se tornassem uma tradição local.



Póvoa de S. Cosme tem também inúmeros pontos de interesse, tanto de Verão como de Inverno. O facto de estar entre o Rio Mondego e a Serra da Estrela, são sem dúvida as suas maiores vantagens, permitindo os desportos de Inverno (ski, snowboard, etc), assim como no Verão o rio Mondego ou o rio Alva, permitem a pesca, a natação, canoagem, etc., existindo junto ao Mondego inúmeros monumentos megalíticos e algumas aldeias totalmente abandonadas (situada a 2 km da casa do cedo - aldeia do Vieiro).
Resumindo, a Póvoa de S. Cosme é um sitio calmo, ideal para passar as férias, onde paz do campo e o contacto com a natureza conseguem revitalizar o corpo e mente. Por ser uma pequena aldeia, é bastante acolhedora. É o local ideal de refúgio preferido de inúmeras pessoas que habitam as grandes cidades, e que gostam do contacto directo com tudo o que de bom a natureza pode oferecer.
Veja Também
nesta localidade Póvoa de São Cosme
ou neste concelho Oliveira do Hospital
Outras localidades deste concelho Oliveira do Hospital