Este conjunto conventual foi fundado em 1494 pelos Frades Eremitas Calçados de Santo Agostinho, com a importante ajuda de um senhor nobre e natural de Montemor-o-Velho, Diogo de Azambuja.
Veio a sofrer profundas remodelações nos séculos XVI e XVII, transformando o conjunto original.
A fachada principal do convento é marcada pelas duas entradas, a da igreja à direita e a conventual é a da esquerda.
A igreja apresenta-se num plano longitudinal, composta por nave e capela-mor. A porta é rasgada por uma moldura de verga reta ladeada por dupla pilastra assente por arquitrave e sobrepujada por frontão triangular interrompido por um nicho com a imagem de Santo Agostinho, rematado por dois pináculos. Este é encimado por um janelão retangular.
O interior apresenta-nos o coro-alto que se comunica com a capela existente no piso superior do claustro. Na capela-mor, único elemento que se mantém do original, do lado do Evangelho está a arca tumular do fundador deste templo, Diogo de Azambuja.
A porta do convento é formada por um arco de volta perfeita assente em duas colunas toscanas encimado por um frontão triangular. Este é encimado por três janelas retangulares paralelas.
Em 1936 entrou na lista dos Monumentos Nacionais
Este ponto está situado na localidade Montemor-o-Velho, na freguesia Montemor-o-Velho e Gatões.
(Distância: 27 m SW)
Situada no Largo dos Anjos em frente do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, esta fonte surgiu através de um acordo entre personagens do campo político, judicial, religioso e social, sendo edificada em 1551.
(Distância: 417 m SW)
A Junta de Freguesia pertence a Montemor-o-Velho e é sede da União de Freguesias desta e de Gatões.
(Distância: 419 m SW)
O Castelo de Montemor-o-Velho, estrategicamente localizado, é possível que remonte aos tempos pré-históricos mas teve ocupação Romana.
(Distância: 585 m SW)
Cedo a instituição da Misericórdia foi implantada em Montemor e, uma vez confirmada por D. João III, logo a igreja foi edificada com a sua finalização em 1555, nove anos depois da instituição.
(Distância: 624 m SW)
Situado na Praça da República, este edifício ocupa um dos seus lados. Não há indicação sobre a sua construção, sabendo-se apenas que está compreendida entre 1889 e 1892.
(Distância: 641 m SW)
Situada na Praça da República, ao lado dos Paços do Concelho, este edifício pertencente à Santa Casa da Misericórdia e atualmente alberga um Lar de Idosos.
(Distância: 694 m SW)
Está datado do século XV, mas a sua história remonta a muitos séculos, ao ponto da arqueologia ainda não ter conseguido as suas verdadeiras origens.
(Distância: 3 km SE)
O Apeadeiro de Montemor-o-Velho ou simplesmente Apeadeiro de Montemor, está situado na localidade de Santa Isabel, pertencente a Alfarelos. Localiza-se no outro lado do rio Mondego em relação à vila de Montemor-o-Velho.
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km SE)