Locais a Visitar no Concelho de Montemor-o-Velho

Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Velho (Montemor-o-Velho)

Cedo a instituição da Misericórdia foi implantada em Montemor e, uma vez confirmada por D. João III, logo a igreja foi edificada com a sua finalização em 1555.

Igreja da Misericórdia de Tentúgal (Tentúgal)

A edificação da Igreja começou em 1583, a fachada terminou em 1588, a sacristia iniciada em 1595 e no ano seguinte começou a execução do retábulo-mor que terminou em 1600.

Igreja Matriz de Montemor-o-Velho (Montemor-o-Velho)

Está datado do século XV, mas a sua história remonta a muitos séculos, ao ponto da arqueologia ainda não ter conseguido as suas verdadeiras origens.

Igreja Matriz de Tentúgal (Tentúgal)

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção já existia em 1288, uma vez que foi doada ao Mosteiro de Ceiça por ordem de D. Dinis, designada por Santa Maria de Mourão.

Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho (Montemor-o-Velho)

A Junta de Freguesia pertence a Montemor-o-Velho e é sede da União de Freguesias desta e de Gatões.

Junta de Freguesia de Tentúgal (Tentúgal)

Tentúgal, uma vila com pouco mais de 2200 habitantes, tem como referência documental mais antiga 980. No ano de 1034 o poder caiu para os cristãos por Gonçalo Trastamires.
Lugares Públicos (Montemor-o-Velho)

Pequenas ruas por entre as casas confluindo na Praça da República, albergando os Paços do Concelho, a instituição máxima da vila.

Paços do Concelho de Montemor-o-Velho (Montemor-o-Velho)

Situado na Praça da República, este edifício ocupa um dos seus lados. Não há indicação sobre a sua construção, sabendo-se apenas que está compreendida entre 1889 e 1892.

Torre do Relógio (Tentúgal)

Torre edificada no século XV, segundo alguns autores esta torre terá pertencido à torre de menagem de uma fortificação, mas o mais provável é que esta tenha sido edificada sobre uma anterior.