Vista Geral de Miranda do Corvo
Vista Geral de Miranda do Corvo
Com uma origem com várias versões em que nenhuma é dada como certa, é contudo arrastada para uma ligação de uma lenda a ver com história muito comum de amores e troca de olhares.
Vista Geral
Vista Geral
Vista Geral

Com uma origem com várias versões em que nenhuma é dada como certa, é contudo arrastada para uma ligação de uma lenda a ver com história muito comum de amores e troca de olhares. A história conta-nos a existência de uma donzela moura que vivia no castelo, sendo admirada pela sua impressionante beleza e pela esbelta silhueta por um cavaleiro cristão que parava para a contemplar, e que era correspondido na troca de olhares. Com medo de que o cavaleiro corresse perigo caso fosse descoberto, a donzela pedia-lhe que continuasse a caminhada dizendo-lhe "Mira e Anda ", resultando na palavra Miranda.

A verdade é que, com a possibilidade desta lenda ser verdadeira, esta é sustentada em que o seu povoamento nos localiza no século X, com referências num documento redigido no Mosteiro do Lorvão, em 998, embora haja evidências arqueológicas para uma anterior ocupação, atestando uma estrutura militar em Miranda do Corvo, de uma torre.

Este ponto está situado na localidade Miranda do Corvo

,

gif