Castelo de Miranda do Corvo
Neste ponto mais alto da vila de Miranda do Corvo existiu uma construção fortificada do séc. X, e que estaria referenciada em documentos no Mosteiro do Lorvão.
Temas / Tags

Para todos os visitantes que estejam de passagem por este artigo do castelo, quero salientar que tal construção não existe na atualidade. Contudo aqui, neste ponto mais alto da vila de Miranda do Corvo, de facto existiu uma construção fortificada, remontando ao século X, e que estaria referenciada em documentos no Mosteiro do Lorvão, nomeadamente no ano de 987.

Torre Menagem
Torre Menagem
Torre de Menagem
Cisterna
Cisterna

Com o decorrer dos anos entrou em ruína, chegando ao ponto do seu desmoronamento, acabando por restar apenas a cisterna e torre de menagem, sendo esta utilizada atualmente para a torre sineira da Igreja Matriz, que entretanto foi aqui edificada. Neste perímetro do castelo está também edificado um pequeno Santuário, denominado de Alto do Calvário.

Achei, por isso, e uma vez que o Alto do Calvário, Igreja Matriz, Cisterna e Torre de Menagem, todos pertencem ao perímetro do que foi o castelo, intitular de castelo de Miranda do Corvo.

Os elementos pertencem à construção do século X.

Alto Calvário
Alto Calvário - capela
Alto Calvário - capela
Alto Calvário - capela
Santuário do Alto do Calvário

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 40 05.528' W 008 20.145'  (40.09213, -8.33575)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz de Miranda do Corvo (Miranda do Corvo, Miranda do Corvo)

(Distância: 104 m NE)
A atual Igreja Matriz, datada do séc. XVIII, remonta-nos ao período anterior à nacionalidade, sofrendo uma reconstrução no séc. XIV, de não restou qualquer vestígio artístico.

Capela de São Sebastião (Miranda do Corvo, Miranda do Corvo)

(Distância: 221 m E)
Entalado por casas de habitação, este pequeno templo religioso tem como referência o nome do Mártir de São Sebastião, encontrando-se numa das principais ruas da vila.

Pelourinho de Miranda do Corvo (Miranda do Corvo, Miranda do Corvo)

(Distância: 252 m E)
Datado do séc. XVI, aquando do Foral Novo à vila por D. Manuel em 1514, foi esculpido num material diferenciado dos outros exemplares manuelinos, a pedra de Ançã.

Câmara Municipal de Miranda do Corvo (Miranda do Corvo, Miranda do Corvo)

(Distância: 263 m E)
No centro histórico, nomeadamente na praça José Falcão, levanta-se o edifício máximo que representa anos e anos de história.

Capela de Nossa Senhora da Boa Morte (Miranda do Corvo, Miranda do Corvo)

(Distância: 266 m NE)
Inicialmente denominada como Capela de São Cristóvão, teve a sua edificação no séc XVI. Viria a ser instituída a Irmandade da Senhora da Boa Morte em 1732.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Vila Nova, Miranda do Corvo)

(Distância: 4 km SE)
Este lugar transformou-se num santuário e num verdadeiro palco de peregrinações e romarias, a partir do séc. XVI, quando foi edificada a capela.

Igreja Matriz de Podentes (Podentes, Penela)

(Distância: 6 km SW)
A Igreja Matriz de Podentes é composta de nave e capela-mor com anexos, remodelada no século XIX. É ladeada pela torre sineira adossada à esquerda, em dois registos com as ventanas sineiras no segundo, terminada em coruchéu piramidal e um varandim em todo o perímetro.

Capela de Nossa Senhora da Conceição (Vila Nova, Miranda do Corvo)

(Distância: 6 km SE)
No centro da aldeia encontra-se o único edifício que não foi construído com xisto, realçando-se com uma cor branca e uma apagada tonalidade de um friso cor de rosa.

Santuário do Senhor da Serra (Semide, Miranda do Corvo)

(Distância: 7 km N)
Uma interessante história de devoção conduziu o lugar onde está edificado o santuário, transformando-o num dos principais centros religiosos do centro do país desde o séc. XVII.

gif