É de estranhar, e ao contrário do habitual, que um elemento de grande simbologia para a vila que é o pelourinho esteja situado nas traseiras do Paços do Concelho. Contudo se repararmos melhor este tem mais visibilidade neste espaço, uma vez que o local é de passagem e por isso de muita gente com frequência.

Pelourinho de Lousã
Pelourinho de Lousã

Sobre este pelourinho e apesar de uma enorme simplicidade, foi alvo de muitas atribulações que contribuíram para que este atualmente seja apenas uma reconstrução feita na década de quarenta do século passado, numa tentativa de respeitar o original que se pensa ser anterior ao século XVI.

Para esta reconstrução foi feito um estudo por Álvaro Viana de Lemos que atribuiu ao exemplar da Lousã uma cronologia recuada, serviu-se como base do material utilizado em que o pelourinho foi executado, pedra vermelha de Alvite. Para este estudo contribuiu também a sua configuração, em particular o remate.

Descrição

Pelourinho de Lousã
Pelourinho de Lousã

Ao contrário da maior parte dos pelourinhos, a simplicidade deste até confunde qualquer pessoa, apresentando-se somente com um soco de três degraus quadrados. Segue-se uma base também quadrada onde assenta a coluna cilíndrica com um remate formado por um bloco quadrado, em que em cada lado está representado um rosto humano, seja homens ou mulheres.

As faces do pelourinho
As quatro faces do pelourinho

Classificação

Desde 1910 que faz parte da lista dos Monumentos Nacionais.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 06.653' W 008 14.742'  (40.11088, -8.24570)

Temas / Tags

Lousã, publicado em por