De linhas sóbrias, apresenta uma planta quadrangular, de três panos, sendo o central mais recuado, com acesso a este por uma escadaria.
Delimitado por cunhais de pilastras, é formado por dois pisos e finalizado por pilastras de vasos. A fachada central orientada a norte tem no seu pano central um frontão curvilíneo formado pelo portal central de moldura reta encimado por uma cimalha com relevo. Está ladeado por duas janelas de moldura reta e estão encimados, no piso superior, por três janelas retangulares que dão acesso a uma sacada com guarda de ferro. No frontão curvo apresenta-se o brasão em pedra da vila.
Nos dois panos laterais as janelas apresentam-se nos dois pisos de molduras retas, tendo as do piso superior pequenas sacadas com guarda de ferro.
Este ponto está situado na localidade Lousã, na freguesia Lousã e Vilarinho.
(Distância: 16 m NW)
Nasceu no ano de 1894 e veio a falecer no ano de 1980, com oitenta e seis anos. Sempre esteve ao lado da sua vila, exceto nos anos em que foi estudar medicina para Coimbra.
(Distância: 36 m SE)
Este pelourinho, apesar da simplicidade, foi alvo de muitas atribulações que contribuiram para que este atualmente seja apenas uma reconstrução feita na década de 1940.
(Distância: 92 m S)
Sendo um monumento de construção relativamente moderna, compreendido entre os finais do séc. XIX e início do XX, veio substituir uma antiga, pequena e estreita igreja quase em ruínas.
(Distância: 108 m S)
Uma casa no perímetro histórico da Lousã, com uma das esquinas orientada para o lado da Igreja Matriz, uma casa brasonada a servir de residência, igualmente como as Casas de Baixo e de Cima, do século XVIII.
(Distância: 148 m SE)
Tal como a casa que se encosta a este edifício, é do século XVIII, uma casa solarenga urbana que foi edificada para servir de residência dos Condes de Arouce.
(Distância: 174 m S)
Situada no centro histórico da Lousã, na Rua Nova, a Casa de Baixo integra-se no âmbito das residências nobres da malha urbana da localidade, sendo da segunda metade do século XVIII, com um cariz verdadeiramente barroco.
(Distância: 185 m S)
Situada no centro histórico da Lousã, a poucos metros do Palácio de Salazares, ergue-se o templo religioso da Misericórdia desde 1568, segundo a inscrição gravada no portal.
(Distância: 191 m NW)
Um edifício habitacional urbano do século XVIII que revela uma cariz regional de grande interesse, resultado de uma época construtiva local que se verificou nesta centúria.
(Distância: 209 m E)
Como atualmente qualquer localidade tem o seu jardim, a Lousã não foge à regra com o seu jardim, batizado com o nome de Alameda Carlos Reis.
(Distância: 212 m S)
O verdadeiro ex-libris da vila da Lousã, que se encontra situado na rua da Viscondessa do Espinhal, no centro histórico da vila. Verdadeiro símbolo do desenvolvimento que a vila teve durante a centúria setecentista