Este artigo resume os locais a visitar que pode encontrar em Lousã e que estão aqui apresentados, mostrando a sua localização no mapa.

Árvore classificada de Interesse Público (Lousã)

Classificada como Árvore de Interesse Público, vulgarmente conhecida por falsa-árvore-do-incenso, tem 2,80 metros de perímetro na base, a copa tem 10,80 metros de diâmetro e uma altura de 9,20 metros.

Capela da Misericórdia da Lousã (Lousã)

Situada no centro histórico da Lousã, a poucos metros do Palácio de Salazares, ergue-se o templo religioso da Misericórdia desde 1568, segundo a inscrição gravada no portal.

Capela de Ramalhais (Lousã)

Segundo a tradição, esta capela, dedicada a Nossa Senhora das Necessidades, pertencia a uma família que emigrou para o Brasil, doando-a então à Paróquia da Lousã.

Capela de São João (Lousã)

A Capela do São João, edificada entre os séculos XIII e XIV, é a maior e a mais antiga do local.

Capela do Senhor dos Aflitos (Lousã)

Sem qualquer referência histórica ou cronológica, a capela do Senhor dos Aflitos tem como indicação o Castelo da Lousã, pois situa-se mesmo em frente a este.

Capela do Senhor dos Passos (Lousã)

Esta capela está situada na escadaria de subida até à Capela da Senhora da Piedade e a seguir à Capela de São João.

Casa de Baixo (Lousã)

Situada no centro histórico da Lousã, a Casa de Baixo integra-se no âmbito das residências nobres da malha urbana da localidade.

Casa de Cima (Lousã)

Tal como a casa que se encosta a este edifício é do séc. XVIII, uma casa solarenga urbana que foi edificada para servir de residência dos Condes de Arouce.

Casa do Adro (Lousã)

Mais uma casa no perímetro histórico da Lousã, uma casa brasonada a servir de residência, igualmente como as Casas de Baixo e de Cima, do século XVIII.

Casa do Fundo da Vila (Lousã)

Um edifício habitacional urbano do séc. XVIII que revela uma cariz regional de grande interesse, resultado de uma época construtiva local que se verificou nesta centúria.