Claro que pode parar uns segundos para beber ou encher a pequena garrafa que trás na mão, ou até mesmo as duas coisas. Pode confiar que a água é da mais pura e fresca que pode existir, refrescando o nosso interior.
É certo que sabe bem, mas a paragem tem que ser muito rápida. Não é aconselhável uma prolongada porque ainda há algum percurso para percorrer, se queremos continuar pelo fascínio do xisto.
Este ponto está situado na localidade Candal, na freguesia Lousã e Vilarinho.
(Distância: 47 m NW)
Situado no topo, este miradouro conforta todo aquele que teve a coragem de subir uns quantos degraus, que pareciam nunca mais terminar.
(Distância: 97 m SW)
Este largo é o ponto de partida para uma boa e verdadeira aventura atlética que para alguns é uma maneira de manter o físico, para outros um verdadeiro martírio.
(Distância: 151 m SW)
É aqui neste pequeno Largo de Encontro que pode confraternizar por uns minutos, horas ou até um dia. Estão aqui reunidas as condições para que tenha uns momentos bem passados.
(Distância: 1 km N)
A cerca de duzentos metros da entrada da aldeia encontramos este pequeno templo religioso dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
(Distância: 2 km SW)
Catarredor, uma das duas aldeias consideradas como serranas, encontra-se no caminho das outras de xisto, com a diferença da construção em pedra.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km NW)
Descrição de um pequeno passeio que pode dar pela aldeia de Talasnal, subindo e descendo ruas e escadarias.
(Distância: 3 km W)
Segundo a descrição e seguindo o pensamento de uma capela servir três aldeias serranas, esta aldeia do Chiqueiro foi a eleita das três para edificar a sua.
(Distância: 3 km SE)
Dedicada a Nossa Senhora da Nazaré, é uma construção do século XVIII, com reparações diversas ao longo dos tempos. A entrada é antecedida por uma escadaria, havendo também uma grande escadaria para acesso ao átrio da igreja.
(Distância: 3 km SE)
Um miradouro com uma excelente vista sobre a serra e Coentral.