No ponto alto da aldeia encontra-se a Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira, a Santa Filomena e a Santa Rita da Ribeira a olhar e zelar pelos candosenses.

Construção da Capela

Capela de Candosa

No ponto alto da aldeia encontra-se a Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira, a Santa Filomena e a Santa Rita da Ribeira a olhar e zelar pelos candosenses.

A capela da Candosa, graças à boa vontade das gentes da aldeia, foi erguida e terminada em 1958 como indica a inscrição na sua fachada principal.

Estrutura

É um edifício de pequena dimensão, que sofreu uma recente intervenção de restauro, com acesso por uma escadaria e composto por dois corpos distintos, de cobertura diferenciada em telhado de duas águas. A sua planta constituída por nave e capela-mor retangular desenvolve-se segundo um eixo longitudinal, com um altar e nicho com a imagem da padroeira, dando passagem para a pequena sacristia.

As fachadas exteriores de pedra são rebocadas e pintadas a branco sendo ainda definido um soco a cinza. O frontispício é composto por um portal de entrada de vão retangular e dois vãos de janelas, com alpendre e um pequeno sino à esquerda. Termina com uma empena rematada com o prolongamento da laje da cobertura, em betão pintado a branco, estando no seu ápice uma cruz.

Espaço Exterior

O espaço envolvente, verde agradável e aprazível, com sombras de oliveiras, pertencentes à Santa, é um lugar de culto, de convívio e festa, com um palco e uma casa de apoio à capela. Aqui se reúnem todos os anos, no segundo fim-de-semana de Julho, enumeras pessoas que, rezando, trazendo oferendas e dantes efetuando uma procissão pela aldeia, comemoram o dia em honra da Nossa Senhora dos Remédios.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 08.993' W 008 01.747'  (40.14988, -8.02912)

Temas / Tags

Candosa, publicado em por