Contrariamente ao indicado na fachada, o Teatro da Trindade foi edificado no ano de 1910, devendo-se a um republicano convicto e possuidor de uma grande fortuna, Fernando Augusto Soares.
História

Situado na rua dos Redondos, a fazer esquina com outra rua, este edifício veio substituir um celeiro da pertença dos frades Crúzios, que também serviu de teatro.
Este teatro teve o seu momento de glória durante dez anos até que aqui se instalou a sede da Associação de União Futebol, acabando por adquiri-lo no ano de 1979.
A degradação consumou-se até que foi colmatada na década de 1990, aquando da recuperação deste mesmo edifício. Foi assim revitalizado para um espaço cultural para o qual foi edificado e assim formalizar um intercâmbio cultural com o teatro homónimo de Lisboa.
Descrição
O edifício de dois pisos apresenta uma fachada com referências neomanuelinas, com o piso térreo a possuir três aberturas de vãos simétricos com as portas em arco de volta perfeita correspondendo a igual número de janelas com o mesmo remate, no piso superior.
Todas as aberturas são formadas por molduras de colunelos com remates em cogulhos, recordando os modelos manuelinos. O edifício é rematado por uma platibanda rendilhada, com um frontão semicircular coroado por uma figura feminina representando as artes.
Classificação
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.