Teatro da Trindade
Contrariamente ao indicado na fachada, o Teatro da Trindade foi edificado no ano de 1910, devendo-se a um republicano convicto e possuidor de uma grande fortuna, Fernando Augusto Soares.
Teatro da Trindade

Situado na rua dos Redondos, a fazer esquina com outra rua, este edifício veio substituir um celeiro da pertença dos frades Crúzios, que também serviu de teatro.

Este teatro teve o seu momento de glória durante dez anos até que aqui se instalou a sede da Associação de União Futebol, acabando por adquiri-lo no ano de 1979.

A degradação consumou-se até que foi colmatada na década de 1990, aquando da recuperação deste mesmo edifício. Foi assim revitalizado para um espaço cultural para o qual foi edificado e assim formalizar um intercâmbio cultural com o teatro homónimo de Lisboa.

Descrição

O edifício de dois pisos apresenta uma fachada com referências neomanuelinas, com o piso térreo a possuir três aberturas de vãos simétricos com as portas em arco de volta perfeita correspondendo a igual número de janelas com o mesmo remate, no piso superior.

Todas as aberturas são formadas por molduras de colunelos com remates em cogulhos, recordando os modelos manuelinos. O edifício é rematado por uma platibanda rendilhada, com um frontão semicircular coroado por uma figura feminina representando as artes.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Figueira da Foz
ou neste concelho Figueira da Foz
Outras localidades deste concelho Figueira da Foz

Localização

Coordenadas GPS: N 40 09.971' W 008 52.655'  (40.16618, -8.87758)

Temas / Tags

Figueira da Foz, publicado em por