Pelourinho de Buarcos
O Pelourinho de Buarcos, igualmente conhecido como o Pelourinho de Baixo, obteve dois forais em que o primeiro foi atribuído em 1342.
Pelourinho de Buarcos

Buarcos entra na lista dos casos inéditos em Portugal ao possuir dois pelourinhos. Atualmente o território que constitui Buarcos é formado por duas pequenas e antiquíssimas localidades que remontam ao tempo de D. Afonso Henriques. Elas chamam-se de Buarcos (zona baixa) e Redondos (zona alta) que, pela ordem natural da história, acabaram por se juntar.

Sendo assim, o Pelourinho de Buarcos, igualmente conhecido como o Pelourinho de Baixo, obteve dois forais em que o primeiro se deu em 1342, entregue por D. Afonso IV, e o segundo entregue por D. Manuel I em 1516.

Não foi o pelourinho logo edificado, ao contrário do que é habitual, mas conseguiu chegar ao estatuto de Concelho. Estatuto este que mais tarde, em 1771, perdeu para a sua vizinha Figueira da Foz no momento da elevação desta a vila. Em 1794 foi acrescentada à então vila de Redondos, ficando a ser chamada de Buarcos e Redondos.

Descrição

Pelourinho de Buarcos

O pelourinho ergue-se numa plataforma de três degraus, sendo o térreo circular e os dois superiores octogonais com faces côncavas. O fuste, cilíndrico e liso, tem uma pequena base circular seguido de um anel pouco saliente.

O capitel dórico é formado por equino e ábaco, formando assim a base do remate. Este é formado por um prisma retangular encimado por uma cúpula entre quatro pequenos pináculos a rematar os ângulos do prisma. Numa destas faces está o brasão de Buarcos.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Figueira da Foz
ou neste concelho Figueira da Foz
Outras localidades deste concelho Figueira da Foz

Localização

Coordenadas GPS: N 40 09.886' W 008 52.680'  (40.16477, -8.87800)

Temas / Tags

Figueira da Foz, publicado em por