Igreja Matriz de Vila Cova do Alva
Igreja Matriz de Vila Cova do Alva
Igreja Matriz de Vila Cova do Alva

É na Praça Dr Luís da Costa Faria que termina o acesso automóvel, com a Igreja Matriz a fechar o círculo da possibilidade de querer chegar mais além. No ponto mais alto da aldeia, o templo em questão é um edifício do século XVIII, nomeadamente de 1712. Esta foi a data em que foi referido na informação paroquial de que a Ermida de São João de Alqueidão tinha o estatuto de Igreja Matriz.

Finalizada em 1712, segundo a inscrição patente na base da cruz da fachada principal, este templo religioso tem como orago Nossa Senhora da Natividade, e é considerado como um bom exemplar da arquitetura regional.

Descrição

Desenvolve-se numa planta retangular de nave e capela-mor, apresentando a fachada dividida em duas partes por um friso.

No lado esquerdo, adossada a esta e num plano mais recuado, está a torre sineira quadrangular de quatro sinos e uma cobertura piramidal, com pináculos também piramidais nos quatro lados. Neste mesmo lado e um pouco mais atrás estão dois anexos compostos por uma capela lateral, de seguida a sacristia.

Paralelamente a esta capela no lado oposto existe uma outra capela.

Na parte térrea temos o rasgo do portal em verga reta ladeado por duas colunas, com entablamento que une ao friso. Na parte superior as colunas são rematadas por pináculos piramidais finalizados por uma bola e ao centro um nicho com a imagem da Nossa Senhora da Natividade, ladeadas por aletas.

A finalizar, a empena é interrompida por um soco quadrangular com relevo e encimado por uma cruz com aletas. Tanto o portão como o nicho estão ladeados por duas janelas cada de moldura reta e encimadas por um frontão triangular, sendo as de baixo retangulares e as restantes quadradas.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 17.042' W 007 56.519'  (40.28403, -7.94198)

Temas / Tags

Vila Cova do Alva, publicado em por