Igreja Matriz de Côja
Igreja
Igreja Matriz de Côja
Torre
Sineira
Igreja Matriz de Côja
Fachada lateral
Igreja Matriz de Côja
Fachada lateral

As informações sobre este templo religioso, que se situa no ponto mais alto de Côja, são quase desconhecidas. A sua edificação ocorreu no séc. XVIII e tem como orago São Miguel Arcanjo. Sofreu no século seguinte uma campanha de obras que a descaraterizou, e na qual a capela-mor teve a sua conclusão.

Edifício que é formado por uma nave e capela-mor, com a sua elegante fachada, está adossada à direita a torre sineira. Neste mesmo lado, e num plano muito mais recuado, está anexada uma capela lateral e a sacristia. No lado contrário também se pode ver o anexo de outra capela lateral e a sacristia. Esta está adossada ao templo na sua perpendicular, abrangendo por isso os dois lados.

A fachada delimitada por cunhais de pilastras termina com um frontão contracurvado, sendo ladeada por dois pináculos. O portal em arco abatido está ladeado por duas colunas onde assenta a sacada com guarda de ferro, na qual estão as três janelas que iluminam o coro-alto e o interior do templo. Na janela central abre-se um nicho que termina num frontão triangular.

Coordenadas GPS: N 40 16.152' W 007 59.258'  (40.26920, -7.98763)

Temas / Tags

Côja, publicado em por