Casa Dr. Alberto Valle
Casa e Busto

Assim conhecida em Côja como casa do Dr. Alberto, este magnífico edifício do século XVIII faz parte da arquitetura civil da vila. A sua lateral apresenta-se para o rio Alva dando uma magnitude para quem chega a esta população vindo de Arganil.

Sabendo-se que sempre pertenceu à Família, única referência para este edifício setecentista, possui uma planta em "L" com as fachadas uniformemente construídas, com uma delas orientada para sul e para a rua e com a outra orientada para poente, com a magnífica paisagem do rio Alva. Edifício de dois pisos, com a entrada principal virada a Sul, tem no piso superior, uniformemente distribuídos rasgos das janelas em arco abatido e de moldura em avental. No inferior os rasgos das janelas, também em arco abatido, são igualmente acompanhados por molduras em pedra.

Busto do Dr. Alberto
Busto

Nasceu como cidadão comum Alberto da Maia e Cruz do Valle, em 1875, e viria a morrer como Dr. Alberto da Maia e Cruz do Valle em 1956. Assim ficou na memória dos habitantes de Côja que por isso lhe fizeram uma prestada homenagem com a presença de um busto. Edificado junto à sua residência, esta homenagem feita pelos habitantes de Côja acaba por se tornar num agradecimento, transformando esta personagem num verdadeiro heroi.

Homem das ciências, acabou por se tornar num verdadeiro herói de Côja ao dispôr-se da medicina para servir, como assim ficou conhecido o médico dos pobres, nada cobrando àqueles que nada tinham, ou que eram de poucos recursos, e estando sempre disponível para os mais desfavorecidos.

Coordenadas GPS: N 40 16.146' W 007 59.342'  (40.26910, -7.98903)

Temas / Tags

Côja, publicado em por