Torre da Paz
Torre da Paz

Torre Salazar, Torre da Paz e Torre do Relógio, foi assim sucessivamente chamada a Torre edificada na encosta da aldeia, toda ela em xisto. É dos poucos ou único elemento com uma edificação de xisto, numa aldeia toda descaraterizada, sendo no entanto considerada como aldeia de xisto.

A história da torre identifica-se com uma vontade dos benfeitenses de estarem em paz, e por isso em 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, edificaram esta torre precisamente em homenagem à paz. Ficou com o nome de Salazar, em homenagem ao Chefe do Governo de então, por ter evitado que os portugueses estivessem na guerra, uma vez que a primeira foi traumática. Mudou para Torre da Paz após o 25 de Abril de 1974, e finalmente caiu na mera identificação de Torre do Relógio.

 
Torre da Paz
Torre da Paz

Este símbolo da paz tem uma planta quadrada com três metros de lado e onze de altura, com uma cobertura em granito e nos quatro cantos por pináculos. Tem duas aberturas das sineiras nas partes laterais ao relógio, estando este orientado para a população.

No dia sete de maio de 1945 os sinos tocaram pela primeira vez a celebrar o fim da Segunda Guerra Mundial. Nunca mais pararam até agora, sendo utilizada sempre a mesma data e à mesma hora, ou seja, todos os anos às 14:00 horas do dia 7 de maio, momento em que dá 1620 badaladas. É um feito de uma singularidade, ou talvez mesmo único no mundo, as badaladas que soam para promover a paz.

Coordenadas GPS: N 40 13.728' W 007 56.631'  (40.22880, -7.94385)

Temas / Tags

Benfeita, publicado em por