Todas as peças que constituem o pelourinho original encontram-se desaparecidas. A única peça que se conhecia era o fuste, desconhecendo-se no entanto a sua atual localização.
O que vemos hoje situado no Largo Padre Manuel da Costa Vasconcelos Delgado é simplesmente uma cópia do original e que remonta a 1974, depois de um estudo efetuado pelo historiador e Padre Nunes Pereira.
De configuração comum e simples, ergue-se sobre um soco triangular, seguindo-se uma base de coluna oitavada com o fuste espiralado e interrompido por um capitel hexagonal. Continua num remate espiralado em sentido contrário ao de fuste, com capitel e pinha de folhas.
Unicamente do que resta deste Pelourinho é o significado e a memória de que no século XVI foi atribuído a esta vila com os privilégios e a reforma administrativa manuelina.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Arganil, na freguesia Arganil.
(Distância: 76 m N)
Tendo como Orago São Gens, nome pelo qual também é conhecida, a atual igreja é dos finais do séc. XVII, sendo a capela à esquerda do templo, conhecida como dos Fonsecas, mais antiga.
(Distância: 104 m S)
Esta fonte é constituída por duas partes, a parte principal que faz de espaldar é edificada em granito, a segunda parte é formada por dois pequenos tanques redondos.
(Distância: 115 m SW)
Edificado nos anos trinta do século passado, apresenta uma planta retangular com a fachada principal orientada a nascente.
(Distância: 181 m SW)
Localizada no centro da vila, fazendo esquina entre as ruas da Misericórdia e Condessa das Canas, este edifício pertence à segunda metade do século XVIII.
(Distância: 190 m SW)
O jardim no centro da vila, no Largo Conselheiro Neves e Sousa.
(Distância: 205 m SW)
De uma simplicidade que o torna num dos mais bonitos, é formado por uma planta octogonal a contornar um simples gradeamento e com uma cobertura tipo chapéu.
(Distância: 563 m N)
Situada à saída de Arganil, na estrada nacional 342 em sentido a Côja, à esquerda, ali se encontra este pequeno templo possivelmente perdido no espaço e no tempo.
(Distância: 7 km N)
A Capela da Nossa Senhora da Conceição, situada no centro da localidade de Mouronho, é uma capela do século XVIII constituída por nave e capela-mor. Destaca-se nesta capela a fachada aberta pela porta principal em arco abatido.