
Segundo reza a história deste edifício, é dos poucos ou até mesmo o único em Portugal que absorve todas as Repartições Públicas. Edifício situado no coração do centro histórico, na Praça Simões Dias, é formado por três pisos com o térreo no mesmo plano da rua e, devido ao desnível, com a entrada para as repartições a fazerem-se pelo lado da rua. A entrada para os restantes pisos faz-se pela praça.
Edificado nos anos trinta do século passado, apresenta uma planta retangular com a fachada principal orientada a nascente. Esta está dividida em três panos de três pisos, tendo os panos laterais seis janelas retangulares. O pano central é rasgado por três portas em arco de volta perfeita no primeiro piso, sendo o segundo piso formado por outras tantas janelas de arco de volta perfeita e guardadas por uma sacada de guarda em pedra. Esta é finalizada por um frontão triangular, em que ao centro está o brasão de armas da vila.
Este segundo piso alberga os Paços do Concelho que representa uma população de catorze freguesias com uma população de cerca de treze mil habitantes.