Paços do Concelho
Paços do Concelho

Segundo reza a história deste edifício, é dos poucos ou até mesmo o único em Portugal que absorve todas as Repartições Públicas. Edifício situado no coração do centro histórico, na Praça Simões Dias, é formado por três pisos com o térreo no mesmo plano da rua e, devido ao desnível, com a entrada para as repartições a fazerem-se pelo lado da rua. A entrada para os restantes pisos faz-se pela praça.

Edificado nos anos trinta do século passado, apresenta uma planta retangular com a fachada principal orientada a nascente. Esta está dividida em três panos de três pisos, tendo os panos laterais seis janelas retangulares. O pano central é rasgado por três portas em arco de volta perfeita no primeiro piso, sendo o segundo piso formado por outras tantas janelas de arco de volta perfeita e guardadas por uma sacada de guarda em pedra. Esta é finalizada por um frontão triangular, em que ao centro está o brasão de armas da vila.

Este segundo piso alberga os Paços do Concelho que representa uma população de catorze freguesias com uma população de cerca de treze mil habitantes.

Coordenadas GPS: N 40 13.044' W 008 03.270'  (40.21740, -8.05450)

Temas / Tags

Arganil, publicado em por