Ao contrário do habitual e raro numa igreja, existe a particularidade desta estar separada da torre sineira que está situada em frente do templo e num nível mais elevado.
Orientada longitudinalmente e com uma planta retangular, é formada por uma nave e capela-mor, tendo anexada a esta do lado esquerdo uma capela pertencente à Família Fonseca e do lado direito a sacristia.
A fachada principal é delimitada por cunhais de pilastras e rematada por pináculos piramidais.
O portal principal é em verga reta sobrepujada de um entablamento e encimada por um frontão triangular interrompido por um nicho retangular com a imagem de São Gens, que finaliza também com um frontão triangular. Este é encimado por um óculo poligonal. Este conjunto está ladeado por duas janelas retangulares encimadas por frontão triangular.
No interior o teto da nave está forrado a caixotões com pinturas hagiográficas, um coro alto a que se tem acesso através de uma porta pelo lado exterior.
Na parte lateral direita, numa galeria, dois pequenos órgãos de tubos, seguindo-se uma capela denominada de Sacramento onde se encontram duas imagens setecentistas de São Francisco e Santo António.
No lado esquerdo encontra-se a belíssima capela da Família Fonseca, cujo túmulo lá existente deve ser da sua pertença.
A finalizar a nave, dois retábulos a ladear o arco de volta perfeita que acessa a capela-mor. No arco e atrás do altar podemos observar duas imagens de madeira do século XVII a representar o São Pedro e Nossa Senhora da Conceição.