Pelourinho de Pedrógão Pequeno
O pelourinho é uma construção de 1513, pela atribuição de foral a Pedrógão Pequeno por D. Manuel I. O original foi fragmentado por acidente e perdeu-se em grande parte, tendo sido construído um pelourinho novo com base nos fragmentos conseguidos do primeiro.
Pelourinho de Pedrógão Pequeno

Foi construído um primeiro pelourinho em 1455 pela elevação de Pedrógão Grande a vila. No entanto os moradores de Sertã, concelho a que pertencia Pedrógão Grande, não aceitaram que existisse este pelourinho, que habitualmente definia um concelho, e assim o destruíram.

Pela atribuição de foral a Pedrógão Pequeno por D. Manuel I em 1513, o pelourinho foi reconstruído. Em 1882 o pelourinho foi destruído por acidente por um grupo de saltimbancos que atuava naquele local, sendo o que ficou de pé demolido alguns anos depois.

Finalmente foi construído um pelourinho novo com base nos fragmentos conseguidos do primeiro, em 1937, e colocado no Largo de São Sebastião. De novo destruído por um acidente dois anos depois, o pelourinho foi de novo reconstruído no local em que atualmente se encontra.

Descrição

O fuste cilíndrico assenta sobre três degraus circulares, e é rematado por um capitel anelado encimado por uma esfera gomada e sobre esta uma esfera armilar.

Classificação

O Pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Pedrógão Pequeno
ou neste concelho Sertã
Outras localidades deste concelho Sertã

Localização

Coordenadas GPS: N 39 54.210' W 008 07.953'  (39.90350, -8.13255)

Temas / Tags

Pedrógão Pequeno, publicado em por