

mais alto da aldeia
Do local da capela obtém-se uma excelente vista sobre toda a aldeia e toda a área em volta.
Segundo a tradição, esta capela foi construída no final do século XIX como réplica de uma outra com a mesma dedicação, perto da Ribeira da Baságueda, em Penamacor, e para lhe fazer concorrência.
Esta concorrência chegou ao ponto de fazerem a romaria no mesmo dia, mas entretanto o problema foi resolvido e a romaria para esta capela de Aranhas foi mudada para o terceiro Domingo de agosto.
Na década de 1970 esta capela estava num estado de ruína muito avançado, sendo por isso demolida e construída uma nova no seu lugar.
Descrição
É uma capela simples, de planta retangular, composta pela nave e capela-mor. Um alpendre antecede a entrada da capela, cujo portal é em arco de volta perfeita ladeado por duas pequenas janelas com arco idêntico.
No lado norte da capela está a torre sineira, igualmente simples como toda a capela, terminada em pirâmide e com pináculos nos cantos.
A imagem da Senhora do Bom Sucesso é uma pequena imagem da Virgem com o Menino nos braços que, segundo a lenda, foi encontrada, naquela região, por um pastor num tronco oco de um sobreiro.
nesta localidade Aranhas
ou neste concelho Penamacor
Outras localidades deste concelho Penamacor
Localização
A capela situa-se no cimo da colina, no ponto mais alto da aldeia.
Referências
- Mata Aranha Blogspot. «Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso»
- Memória Portuguesa. «Aranhas»