Chafariz D. João V
Construída possivelmente no ano de 1714, sendo toda ela feito em granito, a fonte é constituída por um baluarte de três faces cada uma com a sua bica.
Fonte D. João V

Esta fonte é denominada por três nomes. Para além de D. João V, porque foi construída por este monarca, também é conhecida como Picadeiro, pois está situado logo abaixo do Palácio, e finalmente chafariz Real, pois está no Largo do Chafariz.

Têm uma cronologia que hipoteticamente remonta ao período romano, com uma pré-existência de uma fonte, seguindo o conceito de um traçado de uma Via Romana, e à descoberta de uma ara nas paredes de suporte que surgiu durante o restauro.

Contudo a construção relega para o ano de 1714, durante o reinado de D.João V, para a construção de um fontanário público, captando as águas de uma nascente próxima. Toda ela é feita em granito e constituída por um baluarte de três faces cada uma com a sua bica, que jorram água para um tanque comum. Também estas três bicas têm o seu nome posto pela população, sendo a do meio a das solteiras, a da direita a das casadas, e a da esquerda a das bruxas.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Alpedrinha
ou neste concelho Fundão
Outras localidades deste concelho Fundão

Localização

Coordenadas GPS: N 40 06.011' W 007 28.130'  (40.10018, -7.46883)
Alpedrinha, publicado em por