Este artigo resume os locais a visitar que pode encontrar em Castelo Branco e que estão aqui apresentados, mostrando a sua localização no mapa.

Antiga Câmara Municipal (Castelo Branco)

Edifício construído do séc. XVI, aqui funcionou a câmara, tribunal e cadeia, e posteriormente acolheu a Biblioteca Municipal.

Câmara Municipal (Castelo Branco)

O edifício da Câmara Municipal foi o Solar dos Viscondes de Oleiros, fazendo parte dos edifícios que se situavam fora das muralhas nos sécs. XVII e XVIII.

Capela de Nossa Senhora da Ajuda (Castelo Branco)

A Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi construída no século XVIII, apresentando uma frontaria barroca.

Capela de Nossa Senhora da Piedade (Castelo Branco)

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, do séc. XVI, edificou-se sob a invocação de São Gregório.

Capela de São Marcos (Castelo Branco)

Capela do séc. XVI, decorria o ano de 1565, tendo sido reconstruída no séc XIX. Em 1983 sofreu uma profunda remodelação.

Casa do Arco do Bispo (Castelo Branco)

Casa datada do séc. XIII, está situada na Praça Velha ou Praça do Camões. Crê-se que originalmente pudesse ser a Porta de Pelame, uma das portas da defesa da cidade.

Castelo de Castelo Branco (Castelo Branco)

Originalmente, onde se situa o castelo foi um castro pré-histórico que viu várias civilizações passarem como os romanos, suevos, visigodos e os muçulmanos.

Chafariz da Granja (Castelo Branco)

O Chafariz da Granja foi construído em 1874, em paralelo com o Chafariz da Mina, no reinado de D. Luís I, para resolver o problema de falta de água à população da cidade.

Chafariz da Mina (Castelo Branco)

O Chafariz da Mina foi construído, em paralelo com o Chafariz da Granja, no início do século XIX, para resolver o problema da falta de água à população da cidade.

Chafariz de São Marcos (Castelo Branco)

O Chafariz de São Marcos foi construído nos finais do século XVI para abastecimento de água à cidade.