Igreja de Santa Maria
Foi construída provavelmente no século XII e reedificada no século XIII pelos Templários, tendo mais tarde, pelas Invasões Francesas, sofrido atos de vandalismo e ficado reduzida a ruínas.
Igreja de Santa Maria

Foi construída na zona da Alcáçova pelos Templários com probabilidade de ter sido realizada no século XIII. No entanto a Igreja de Santa Maria viria a tornar-se alvo de vicissitudes no decorrer dos tempos, primeiro com a Guerra da Independência, em que sofreu um incêndio, sendo reconstruída em 1704.

Um século depois viria a sofrer novo revés com as Invasões Francesas em que, após ter sido incendiada, foi reduzida a ruínas, pelas tropas do Junot. Estas são as razões pela qual a atual igreja é uma construção do século XIX.

Descrição

As semelhanças deste templo com o primitivo edifício de estilo românico cruzam-se na volumetria, cujo elemento de maior evidência aponta para o portal de arco perfeito com quatro aduelas suportadas por outras quatros colunas. A descrição deste portal é referenciada no Tombo da Ordem de Cristo de 1753, como uma tribuna já destruída, e da qual os frades assistiam à missa.

Desenvolvida longitudinalmente, é formada por nave e capela-mor mais estreita. A fachada é delimitada por pilastras nos cunhais e rematada por empena encurvada por cornija.

Os rasgos são compostos pelo portal e encimado por um janelão, ambos em arco abatido. Adossa-se à direita do templo a torre sineira de secção quadrada com quatro aberturas em arco perfeito com os respetivos sinos.

Esta igreja está situada dentro da cerca, ou do que resta dela.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Castelo Branco
ou neste concelho Castelo Branco
Outras localidades deste concelho Castelo Branco

Localização

Coordenadas GPS: N 39 49.523' W 007 29.829'  (39.82538, -7.49715)

Temas / Tags

Castelo Branco, publicado em por