Antiga Câmara Municipal
Edifício construído do século XVI, aqui funcionou a câmara, tribunal e cadeia, e posteriormente acolheu a Biblioteca Municipal. O campanário, ainda existente na atualidade, serviria para anunciar o fecho das portas defensivas da cidade.
Antiga Câmara Municipal

Uma edificação do século XVI, sendo considerado como segundo projeto de Pêro Sanches. Nos finais do século XVII a cobertura deste edifício abateu na quase totalidade, fazendo com que a Câmara e a artilharia fossem transferidas para o Castelo, para se proceder à sua recuperação.

Entre os finais da década de dez e inícios da vinte do século XIX sofre uma campanha de restauração. Em 1834 foi ordenado pelo Governo que, nas instalações do edifício, se organizasse uma biblioteca pública, ideia que não teve seguimento. Contudo, dois anos mais tarde, e por insistência do Governo para a construção de uma biblioteca pública, avançou-se com a ideia de a instalar na Misericórdia Velha.

Entretanto entre 1867 e 1900 foram-se acumulando livros entre doações, compras e outras, a partir qual o liceu formou a sua biblioteca, tendo Câmara abandonado o edifício no ano de 1900. No ano seguinte dá-se a reorganização da biblioteca do liceu, ficando a cargo da Câmara que veio a perder esse direito pois, no final do mesmo ano, e por decreto Governamental, a biblioteca passou para os domínios da Biblioteca Nacional.

Em 1911 o liceu passou para o Paço Episcopal e a biblioteca transferiu-se para o antigo edifício dos Paços de Concelho. Em 1948 a cadeia, que até aí estava alojada no piso inferior, abandona o edifício. Albergou igualmente o tribunal e a Biblioteca Municipal e por último, já no século XXI, em 2017, deu-se a inauguração do Centro Interpretativo do Bordado.

A fachada principal está orientada para oeste com três pisos e é caraterizada por uma escadaria de acesso ao segundo piso e balcão com balaustrada sobre o qual se abre uma escadaria com três arcos de volta perfeita. Na fachada principal realça-se o balcão, a esfera armilar e o escudo de Portugal. O campanário, ainda existente na atualidade, serviria para anunciar o fecho das portas defensivas da cidade.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Castelo Branco
ou neste concelho Castelo Branco
Outras localidades deste concelho Castelo Branco

Localização

Coordenadas GPS: N 39 49.521' W 007 29.603'  (39.82535, -7.49338)
Castelo Branco, publicado em por