O Templo de São Facundo tem todas as condições de ser oriundo do Reino Asturiano, uma vez que este tinha alcançado um momento de particular expansão nesta região de Trás-os-Montes, e crê-se que a sua fundação pertença ao pré-românico, compreendido entre os séculos IX e X.
Contudo, o templo que sobreviveu até aos nossos dias é do século XIII, numa altura de um importante processo de povoamento e restruturação administrativa, tendo o centro da vila sido transferido para o castelo.
De planta longitudinal, é formada por uma só nave e capela-mor rectangular. Apresenta uma fachada em empena truncada com dupla sineira e um portal em arco quebrado.
Este imóvel está classificado como de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Vinhais, na freguesia Vinhais.
(Distância: 451 m N)
Com a sua importância geográfica, e já sendo vila com D. Sancho II, Vinhais obteve duas cartas de foral, de D. Afonso III e depois de D. Manuel I, e foi com este Rei que também se ergueu o Pelourinho.
(Distância: 456 m N)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição está situada no interior da muralha, estando incorporada numa das torres.
(Distância: 475 m N)
Sendo o seu Orago Nossa Senhora da Assunção, está situada intra muralhas. Está referenciada na porta lateral como 1723, que se acredita ter sido a data da edificação.
(Distância: 501 m NW)
Na entrada de Vinhais, o Palácio dos Condes com o mesmo nome, uma construção do século XVIII, está situado junto à via que atravessa a vila.
(Distância: 507 m N)
Segundo o painel descritivo e algumas outras descrições, o Convento de Santa Clara foi edificado no espaço onde se encontram os prédios da fotografia.
(Distância: 520 m N)
Este edifício está situado na via principal que atravessa a vila, foi edificado nos finais do século XIX tendo sido construído nos terrenos do Convento de Santa Clara.
(Distância: 529 m N)
Nos finais do século XIII a cerca da vila foi finalizada, fazendo parte dela cinco torres, duas das quais flanqueando os portões, e a Torre de Menagem.
(Distância: 535 m N)
Situado no largo principal do Arrabalde, é formada por um tanque retangular e o espaldar pertencentes ao século XVIII. Apresenta um escudo Real com cinco escudetes postos em cruz.
(Distância: 537 m N)
O Largo Arrabalde é o principal de Vinhais, com a estrada nacional extra muros, o ponto de encontro dos locais e dos visitantes.
(Distância: 589 m N)
Situada numa perpendicular à via principal, este solar do estilo barroco teve no início como donos a Família Morais e Sarmento e Campilho.