Edifício dos antigos Condes de Vinhais

Na entrada ou saída de Vinhais, o Palácio dos Condes com o mesmo nome está situado junto à via que atravessa a vila. Com o aumento da população do burgo, as muralhas viram este aumento a sair pelas portas fora. Este palácio foi um de alguns edifícios que marcaram o desenvolvimento extra muros.

Numa construção de 1751, o palácio mostra-nos a sua grandeza e imponência que lhe é devido, através da sua fachada, mostrando também um estilo barroco, próprio dos solares ou palácios setecentistas. Neste caso, houve uma procura de simetria dada à fachada dividida em três panos, sendo estes por pilastras. Os laterais, com porta e varanda de sacada curvo, são semelhantes aos vãos do pano central, seguindo a linha nas dez portas, sendo a janela central coroada do brasão. Numa das pontas do palácio está anexada a capela, com um alçado diferente da casa.

O interior do palácio tem como base a escadaria de lanço único subdividindo-se em dois, permitindo assim acesso ao andar de cima ou nobre, que conserva o teto original de madeira.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 50.036' W 007 00.262'  (41.83393, -7.00437)

Temas / Tags

Vinhais, publicado em por