Vista Geral de Vila Flor
Vista Geral de Vila Flor
Antes de 1258 a povoação designava-se de Póvoa de Além Sabor. Segundo a tradição, o rei D. Dinis, pela sua beleza natural, resolveu elevá-la a Concelho e mudar o nome para Vila Flor. Recebeu o seu primeiro foral por este Monarca em 1286.
Vista Geral
Vista Geral

Segundo a história da Vila Flor, pode-se comparar às histórias que se ouvem contar em contos de fadas. Esta é de facto uma história verdadeiramente fascinante.

Esta história remonta aos anos anteriores a 1258, com um nome um tanto singular como Póvoa de Além Sabor. Este nome é o de uma pequena e primitiva povoação da atual Vila Flor que, nas inquirições de 1258, nem sequer era citada.

Tudo mudou, segundo a tradição, quando o Rei D. Dinis se dirigia à fronteira de Miranda do Douro, no sentido de se encontrar com a sua noiva, Isabel de Aragão, e passou por esta quase esquecida terra, Póvoa de Além Sabor.

O encanto foi tão grande por esta terra e pela sua beleza natural, que D. Dinis resolveu elevá-la a Concelho e mudar o nome para Vila Flor. A história foi tão encantada e emocionante que ainda hoje se chama Vila Flor, recebendo o seu primeiro foral por este Monarca em 1286.

Este ponto está situado na localidade Vila Flor

,

gif