Castelo da Torre de Moncorvo
O castelo, no ano de 1295, foi referenciado pelo próprio D. Dinis, dando a entender que as obras estariam em curso e a acabar.
Ruínas do Castelo
Ruínas do Castelo

Dando a continuação à ideia de seu pai D. Afonso III, D. Dinis criou as chamadas Vilas Novas, e a vila de Moncorvo passou a ser a principal sede administrativa e militar da zona em prejuízo de Santa Cruz da Vilariça. Também com esta medida a população começou a deslocar-se para esta vila.

Então o castelo começou a ser edificado, sofrendo vários revés, mas é certo que, no ano de 1295, o castelo foi referenciado pelo próprio D. Dinis, dando a entender que as obras estariam em curso e a acabar, sendo por isso pertencente aos finais do século XIII e início do século XIV.

Está localizado a poente da vila medieval, de planta quadrangular irregular, tendo sido construído em material de granito. A praça de armas estava com ausência de edifícios. Um desenho de 1815 mostrava que o castelo apresentava duas torres, uma para o exterior, outra para o interior, com uma porta em arco abatido que permitia o acesso ao recinto.

Classificação

O Castelo está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1955.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Torre de Moncorvo
ou neste concelho Torre de Moncorvo
Outras localidades deste concelho Torre de Moncorvo

Localização

Coordenadas GPS: N 41 10.499' W 007 03.150'  (41.17498, -7.05250)

Temas / Tags

Torre de Moncorvo, publicado em por