Igreja Matriz de Larinho
Igreja da Nossa Senhora da Purificação, a Padroeira de Larinho, foi construída no século XVIII sobre uma outra em ruínas ou de vestígios dela de época anterior e da qual não há qualquer memória.
Igreja Matriz
Igreja Matriz

Com uma planta longitudinal, é formada por uma nave e capela-mor retangulares com a fachada principal delimitada por pilastras com fogaréus no remate e um portal em arco cortado, encimado por um frontão de lanços contracurvo. Segue-se uma janela do coro ladeado por dois nichos com as imagens de São Pedro e São Paulo.

Está sobrepujada por um outro nicho com a Nossa Senhora da Purificação, que está ligado ao brasão Nacional do Reinado de D. José. A torre está num plano mais recuado, termina em coruchéu, com as sineiras.

O interior apresenta a nave com o coro-alto, com quatro retábulos e um púlpito, todos eles com talha dourada e pintados. Apresenta também um arco triunfal para a capela-mor, em que o arco e o teto da capela-mor estão pintados e a talha dourada no retábulo, demonstrando uma campanha rococó.

Classificação

Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Larinho
ou neste concelho Torre de Moncorvo
Outras localidades deste concelho Torre de Moncorvo

Localização

Coordenadas GPS: N 41 12.378' W 007 00.728'  (41.20630, -7.01213)

Temas / Tags

Larinho, publicado em por