Ponte Medieval
Ponte Medieval
Ponte Medieval

Ponte sobre o Rio Tua ou ponte Velha sobre o Rio Tua, são as denominações para a ponte que atravessa o Rio Tua que banha a cidade de Mirandela. Tendo-se feito por muitos séculos a travessia por esta, na atualidade está limitada a travessia para peões.

Crê-se que, baseado em notícias da altura, no lugar da atual tenha sido edificada uma outra nos inícios do século XV. Efetivamente só no reinado de D. Manuel I se terá iniciado a construção do atual imóvel, então com vinte arcos, sendo assim a ponte do século XVI.

A partir deste século, a ponte veio a sofrer obras de intervenções e reconstruções aos longo dos séculos. A primeira intervenção aconteceu logo no início do século XVII com a ruína de um dos talhamares, pondo em perigo de ruptura, levando anos a concluir. Em 1726 pensaram num projecto de iniciação da recuperação da ponte. Novamente em 1866 a ponte sofreu obras de recuperação e manutenção.

Em 1909 esta veio novamente a sofrer danos quando, com as cheias, foram derrubados quatro arcos próximo da margem esquerda, tendo sido recuperada no ano seguinte em que foram repostos os arcos de dimensões maiores, ficando a ponte com dezassete arcos.

A ponte é formada em cantaria de granito, tem uma extensão de 238 metros e meio, com o seu tabuleiro plano.

Esta magnífica ponte acabou por ser o verdadeiro ex-libris da cidade, estando por isso classificada como Monumento Nacional.

Coordenadas GPS: N 41 29.103' W 007 11.025'  (41.48505, -7.18375)

Temas / Tags

Mirandela, publicado em por