Igreja da Misericórdia

Em 1518 formou-se a Irmandade da Misericórdia de Mirandela, edificando o seu templo religioso em meados do século XVII, na Rua da Ponte. Em 1671 este templo estava arruinado, achando a Irmandade de construir outro edifício, desta vez na praça da vila. Seguindo a intenção e de que este templo estaria pronto no início do século XVIII, aconteceu o inesperado. No ano de 1675, por falta do cumprimento dos termos do contrato, a Irmandade decidiu que a adjudicação das obras pertenceriam a outro mestre, sendo este o motivo para não corresponder ao término das obras que inicialmente pretendiam.

A  planta é formada por nave e capela-mor retangulares, sendo a capela de menores dimensões. A fachada é formada por três panos distintos, sendo o primeiro rasgado por três portas de moldura retangular, com as portas laterais encimadas por frontões semicirculares e a do centro por volutas. No segundo pano abre-se um janelão ladeado por dois nichos com a imagem dos fundadores da Ordem dos Trinos, São João da Mata e São Félix de Valois. O terceiro pano é composto por um conjunto frontispício rematado por frontão com pináculos ao centro do qual foi colocado uma imagem da Pietà.

No interior, a nave possui dois púlpitos de pedra lavrada e policromada e quatro retábulos laterais. O arco triunfal de volta perfeita apresenta vestígios de pintura mural com elementos fitomórficos e marmoreados que ladeiam uma representação de Cristo e da bandeira da Misericórdia. Na capela-mor, a abóbada está coberta de caixotões de talha dourada e as paredes são decoradas com composições de pintura mural, reproduzindo silhares de azulejos e painéis de mármore.

A Igreja da Misericórdia está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 29.163' W 007 10.903'  (41.48605, -7.18172)

Temas / Tags

Mirandela, publicado em por