Porta de Santo António
Porta de Santo António

Do Castelo de Mirandela, o que resta é a porta de Santo António. A história deste remonta ao reinado de D. Dinis, nos finais do século XIII e princípios do século XIV, época que se atribuiu à edificação do Castelo.

Contudo a sua proteção geográfica que reforçou a Nacionalidade também foi a sua ruína. Com o decorrer dos anos e séculos o castelo entrou em decadência.

Em 1530 a estrutura já mostrava sinais de ruína, inclusivamente já havia parcelas derrubadas. Para continuar este descalabro, em 1706 foram referenciadas somente três portas, a de Santiago, Santo António e o Postigo de São José.

No século XIX, no âmbito da ideia do progresso e com o aumento da população, muitas povoações viram as suas muralhas a serem destruídas e Mirandela não foi excepção. Continuando neste sentido de destruição, no início do século XX o próprio município destruiu uma das portas, restando assim esta Porta de Santo António.

Classificação

Apesar de tudo jogar contra esta fortaleza, a Porta de Santo António está hoje classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 29.136' W 007 10.972'  (41.48560, -7.18287)

Temas / Tags

Mirandela, publicado em por