Locais a Visitar em Miranda do Douro

Antiga Alfândega (Miranda do Douro)

Situada na rua principal que vai dar à praça D. João III, a Alfândega é um edifício do século XV que é atualmente a Casa da Cultura Mirandesa.

Barragem de Miranda (Miranda do Douro)

Esta barragem, fazendo parte do Douro Internacional, é utilizada para produção de energia elétrica e está em exploração desde 1960.

Câmara Municipal de Miranda do Douro (Miranda do Douro)

Situado no centro histórico, no Largo D. João III, este edifício é datado do final do séc. XIX, pertencente ao neoclássico tardio.

Casa das Duas Esquinas (Miranda do Douro)

Este tipo de casa é uma raridade, em que este tipo de janelas, nas esquinas das casas, em regra geral só existem em sítios de muito calor.

Casa das Quatro Esquinas (Miranda do Douro)

Esta casa apresenta quatro janelas fazendo a esquina da casa, com dois interessantes e únicos cachorros.

Casa do Governador (Miranda do Douro)

Em frente à Sé, situa-se a Casa do Governador Militar da Praça, com os seus principais elementos representativos dos sécs. XVI e XVII.

Casa dos Távoras (Miranda do Douro)

Situada na rua Abade de Baçal, este solar citadino, pertencente à família dos Távoras, pode estar compreendido entre os sécs. XV e XVI.

Castelo de Miranda do Douro (Miranda do Douro)

O Castelo de Miranda começou a ser construído em 1287, terminando dez anos depois, com o propósito de uma arquitectura militar.

Fortaleza e Muralha Pré-Românica (Miranda do Douro)

Para um maior apoio ao castelo surgiram as primeiras muralhas que cercam a então vila de Miranda, construídas entre 1287 e 1297.

Igreja da Misericórdia (Miranda do Douro)

A sua construção ocorreu entre os anos de 1554 e 1559 a mando do Bispo D. Rodrigo de Carvalho, tendo ficado pronta no ano de 1589.