×
Pontos de Interesse no Concelho de Bragança

Igreja da Misericórdia (Bragança)

A fundação da Santa Casa da Misericórdia de Bragança decorreu no ano de 1518, e fundou-se também uma Igreja dedicada ao Espírito Santo.

Igreja de Santa Maria (Bragança)

Situada intra-muros da Cidadela de Bragança, foi edificada no século XVII e também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Sardão.

Igreja de São Bento (Bragança)

O Convento foi fundado em 1590, a mando de uma dama nobre brigantina, utilizando as suas casas e da qual subsiste o brasão de armas no exterior da Igreja.

Igreja de São Vicente (Bragança)

A Igreja de São Vicente, dos templos religiosos mais emblemáticos da cidade, foi palco de dois acontecimentos históricos, o secreto casamento de D. Pedro I e Dona Inês de Castro e a partida da oposição às Invasões Francesas.

Igreja do Santo Cristo (Outeiro)

A Aldeia de Outeiro foi considerada a primeira em Portugal a ter uma Basílica. A sua construção é do final do século XVII.

Igreja Matriz de Aldeia das Veigas (Veigas)

Igreja Matriz de Aldeia da Veiga, dedicada a São Sebastião, é o ex-libris desta pequena povoação. De origem românica, são visíveis os vestígios nas duas portas laterais e no arco triunfal que separa a capela-mor da nave central.

Igreja Matriz de Aveleda (Aveleda)

A Igreja Paroquial, de São Cipriano, é uma obra provavelmente do século XVII, havendo registos de batismos desde 1641. Pertencendo antes à abadia de Meixedo, a paróquia foi integrada no bispado de Miranda em 12 de abril de 1758.

Igreja Matriz de Baçal (Baçal)

Dedicada a São Romão, esta igreja apresenta a frontaria com empena truncada com dupla sineira terminada num relógio e na cruz.

Igreja Matriz de Deilão (São Julião de Palácios e Deilão)

Igreja Matriz de Deilão ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção, está situada à beira da estrada N308, que atravessa a localidade.

Igreja Matriz de Gimonde (Gimonde)

A Igreja Matriz de Gimonde, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, é uma igreja simples com portal de volta redonda perfeita, a que se acede por uma escadaria. Empena encimada por uma torre de dupla sineira.